Transgeracionalidade
a patologia da transmissão psíquica entre gerações
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v7i2.191Palavras-chave:
Transgeracional, Introjeção, Incorporação, Trauma, Identificação ProjetivaResumo
A questão da transmissão da herança psíquica entre gerações é um assunto bastante recorrente na psicanálise contemporânea. A transgeracionalidade, transmissão da herança psíquica de maneira patológica, no entanto, é o viés que este trabalho pretende abordar. O primeiro capítulo deste trabalho busca na obra de Freud os antecedentes da questão da transmissão da herança psíquica, enquanto o segundo apresenta conceitos fundamentais para o entendimento da transgeracionalidade, através dos autores Nicolas Abraham e Maria Torok, que, apesar de nunca terem falado em tal, possibilitaram, através de seus conceitos, que autores contemporâneos pudessem dar continuidade aos seus estudos e lançar a idéia de que a cripta pode ser transmitida. A terceira parte pontua o que é a transgeracionalidade e a diferencia da intergeracionalidade, que se trata do processo normal da transmissão psíquica, trazendo alguns dos mais importantes autores que estudam tal questão, tais como Kaës, Faimberg, Aulagnier e Granjon. Coloca também que a transmissão psíquica patológica entre gerações pode promover a alienação psíquica do sujeito. É através da transmissão (geração precedente) e recepção (geração seguinte) de um material psíquico em estado bruto, um trauma não elaborado, que podemos observar esses fenômenos.
Downloads
Referências
ABRAHAM, N.; TOROK, M. (1987). A Casca e o Núcleo. São Paulo: Escuta, 1995.
CORREA, O. B. R. (Org.). Os Avatares da Transmissão Psíquica Geracional. São Paulo: Escuta, 2000.
FAIMBERG, H. A Telescopagem das Gerações a Propósito da Genealogia de Certas Identificações. In: KAËS, R. et. al. Transmissão da Vida Psíquica entre Gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
FREUD, S. (1896). Estudos sobre a Histeria. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1913). Totem e Tabu.. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1914). Sobre o Narcisismo: uma introdução. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1916). Conferências Introdutórias à Psicanálise. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1917) Luto e Melancolia. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1920). Além do Princípio do Prazer. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1921). Psicologia das Massas e Análise do Ego. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1923). O Ego e o Id. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1937). Análise Terminável e Interminável. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
______. (1939). Moisés e o Monoteísmo. In: ______. Edição Eletrônica das Obras Completas de Freud. Rio de janeiro: Imago, 1996.
KAËS, R. et. al. Transmissão da Vida Psíquica entre Gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
LANDA, F. Ensaio Sobre a Criação Teórica em Psicanálise: de Ferenczi a Nicolas Abraham e Maria Torok. São Paulo: Editora UNESP; FAPESP, 1999.
LAPLANCHE; PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PESSOA, F. Poesias. Porto Alegre: L & PM, 1999.
SILVA, M. C. P. da. A Herança Psíquica na Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo; FAPESP, 2003.
SZEJER, M. Palavras para Nascer: a escuta psicanalítica na maternidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
TRACHTENBERG, A. R. C. Das Histórias Vazias à Transmissão Intergeracional. Revista Brasileira de Psicoterapia: CELG, Porto Alegre, v.4, n.3, 2002.
______ et al. De Escravo a Herdeiro: um destino entre gerações. Psicanálise: revista da SBPdePA, Porto Alegre, v.4, n.1, Porto Alegre, 2001.
______ et al. Vicissitudes do Conceito de Identificação e Transmissão entre Gerações. Revista do IEPP, Porto Alegre, n.4, 2002.
______ et. al. Transgeracionalidade – de Escravo a Herdeiro: um destino entre gerações. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.