Família, escola e sociedade
uma reflexão psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v9i1.249Palavras-chave:
Família, Escola, Pós-modernidade, Homossexualidade, Adoção, DivórcioResumo
Neste artigo, o autor analisa as diferenças entre a família tradicional e a família contemporânea em suas relações com a escola e a sociedade. Chama a atenção para a inversão de valores observada nas relações entre pais e filhos como decorrência de um fenômeno típico da pós-modernidade chamado moda. Aborda a questão do corpo no mundo atual, destacando sua equiparação a um produto de consumo. Enfatiza a superficialidade das relações amorosas e a sua padronização nas diferentes idades como decorrência do fenômeno da globalização. Descreve as funções parentais e enfrenta o tema da adoção de crianças por casais homossexuais tecendo considerações sobre a homossexualidade na escola, envolvendo alunos e professores. Finalmente pondera que, apesar das mudanças, a família continua sendo fundamental para a estruturação psíquica do indivíduo, mas seus verdadeiros valores podem ser resgatados nas novas famílias criadas após uma separação.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Amor líquido: acerca de la fragilidad de los vínculos humanos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
FREUD, S. (1935) Letter to an american mother. Int. J. Psychoanal, v.32, 1951.
PLATÃO (entre 387 e 361 AC). O Banquete. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
WALLERSTEIN, J. & KELLY, J.B. Sobrevivendo a separação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.