Algumas considerações psicanalíticas sobre a violência
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i1.273Resumo
Embora a psicanálise tenha nascido envolvida no manto da sexualidade, logo o seu olhar voltou-se para os aspectos agressivos do ser humano, tornando-se este um foco importante de investigação. Atualmente, a expressão agressiva é uma das grandes preocupações dos psicanalistas, tanto do ponto de vista de entender as suas motivações como da sua abordagem técnica. [...]
Downloads
Referências
BION, W. Uma teoria sobre o processo de pensar. In: ______. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1988, p. 101-109.
FERENCZI, S. O desenvolvimento do sentido de realidade e seus estágios. In: ______. Obras completas. v. 2. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 39-53.
FERRO, A. Cultura da rêverie e cultura da evacuação In: ______. Fatores de doença, fatores de cura. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
FONAGY, P. The psychoanalysis of violence. Dallas: DSPP, 2001. Disponível em:<http://www.dspp.com/papers/fonagy4.htm>.
FREUD, S. (1920) Além do princípio do prazer. In: ______. Obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1969.
GREEN, A. El tiempo fragmentado. Buenos Aires: Amorrortu, 2001.
KLEIN, M. Notas sobre alguns mecanismos esquizóides. In: ______. Os progressos da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
RIPESI, D. C. La categoria del objeto em Winnicott – Isolamento e agressividade. In: ______. Quemar las naves. Buenos Aires: Letra Viva, 2004.
WINNICOTT, D. Agressão e suas raízes. In: ______. Privação e delinqüência. São Paulo: Martin Fontes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.