As bases do reconhecimento do outro

alguns pensamentos sobre a construção simultânea do sujeito e do objeto

Autores

  • Luiz Marcírio Kern Machado Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v13i2.392

Palavras-chave:

Identificação, Intersubjetividade, Objeto

Resumo

Tenho como ponto de partida o texto original de 1969, intitulado “O uso de um objeto e relacionamento através de identificações”. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que Winnicott efetuou aqui, assim como em outros momentos de sua obra, um acréscimo fundamental à psicanálise freudiana e à própria escola da relação de objeto, ao enfatizar que o movimento de reconhecer o objeto externo como algo que está “além das identificações projetivas” estabelece a passagem da “relação do objeto” ao “uso do objeto” e instaura, nesse avanço, a verdadeira noção de alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcírio Kern Machado, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Membro Convidado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre.

Referências

BARANGER, W. Posição e objeto na obra de Melaine Klein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

FREUD, S. (1911). Formulações sobre os dois princípios do fundamento mental. In: ______. Obras Psicológicas Completas. Ed. std. bras. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. XII.

______. (1920). Além do princípio do prazer. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas. Ed. std. bras. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. XVIII.

______. (1925). A negativa. In FREUD, S. Obras Psicológicas Completas. Ed. std. bras. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. XIX.

GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

KLEIN, M. A psicogênese dos estados maníacos – depressivos. in: ______. Contribuições à Psicanálise. São Paulo: Mestre Jou, 1970a.

______. Notas sobre alguns mecanismos esquizoides. In: KLEIN, M. Inveja e Gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

______. O luto e sua relação com os estados maníaco-depressivos. In: KLEIN, M. Contribuições à Psicanálise. São Paulo: Mestre Jou: 1970b.

LACAN, J. As formações do inconsciente. Bulletin de Psychologie, v. XII, n. 2-3, 1958.

______. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. In: LACAN, J. O Seminário, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

PETOT, J. M. A descoberta dos mecanismos de reparação. In: ______. Melaine Klein. São Paulo: Perspectiva, 1988. v. I.

WINNICOTT, D. W. A preocupação materna primária. In: ______. Textos Selecionados: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.

______. O papel do espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. In: WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

______. O uso do objeto e relacionamento através de identificações. In: WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

Downloads

Publicado

04.12.2011

Como Citar

Machado, L. M. K. (2011). As bases do reconhecimento do outro: alguns pensamentos sobre a construção simultânea do sujeito e do objeto. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 13(2), 397–421. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v13i2.392

Edição

Seção

Trabalhos Temáticos – Vínculos Precoces