Sonhar… brincar… elaborar – uma aplicação da técnica kleiniana no tratamento de crianças
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v23i2.446Palavras-chave:
Infância, Melanie Klein, Psicoterapia psicanalíticaResumo
A autora apresenta sua construção técnica em psicoterapia como resultado de uma fusão gradativa de contribuições de diversos autores da psicanálise, amalgamadas ao longo de muitos anos de estudos e de experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos, tendo como ponto de partida os pressupostos teórico-técnicos de Melanie Klein. Relato de sessão: Daniel, em idade escolar, proporcionou à autora revelar sua influência kleiniana no acesso e na compreensão da mente infantil e sua complexa rede de fantasias inconscientes que só podem ser decodificadas numa situação total do contexto da sessão, com seu significado na relação com o terapeuta e os objetos que ele representa. Considerações Finais: As descobertas de Klein sobre a riqueza do mundo que habita não só a mente da criança, mas a de cada pessoa que procura tratamento psicanalítico, e os recursos de comunicação com a complexa mente de cada pessoa são de um valor inquestionável, pela gama de possibilidades interpretativas a cada sessão terapêutica.
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