Aprendizagem, literatura, psicoterapia

a trinca de ouro

Autores/as

  • Celso Gutfreind Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i1.515

Resumen

Ensaio escrito a partir de palestras realizadas no I Congresso de Escrita e Psicanálise, promovido pelaFepal e Sociedade Brasileira de Psicanálise, Porto Alegre, outubro de 2013, e no I Encontro dePsicopedagogia de Pernambuco, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, Recife,novembro de 2013.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Gutfreind, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Psicanalista, escritor e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Citas

ABRAHAM, N.; TOROK, M. A Casca e o Núcleo. São Paulo: Escuta, 1995. Original publicado em 1987.

ANDRADE, C.D. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

BANDEIRA, M. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983.

BION, W. R. Aux sources de l’expérience. Paris: PUF, 1979a. Original publicado em 1962.

BION, W. R. Eléments de la psychanalyse. Paris: PUF, 1979b. Original publicado em 1963.

BRODACZ, F. Da guerra ao porto alegre – memórias de Simcha Brodacz, Porto Alegre: Luminara Casa Editorial, 2013.

CAVALCANTI, G. H. A herança de Apolo – Poesia Poeta Poema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

CICCONE, A. Naissance à lapensée et partage d’affects. Apresentado no Colóquio Vinculostempranos, Clinica y Desarrollo Infantil , Montevidéu, agosto de 2007.

COUTO, M. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DIATKINE, R. L’enfant dans l’adulte ou l’éternelle capacité de rêverie. Lausanne: Delachaux ET Niestlé, 1994.

FERENCZI, S. La psychologie du conte. In: FERENCZI, S.Oeuvres Complètes. Paris: Payot,1970. Original publicado em 1918.

FREUD, S. (1910). Leonardo da Vinci e uma Lembrança da sua Infância. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GUTFREIND, C. O Terapeuta e o Lobo – a utilização do conto na psicoterapia da criança. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2008.

HONIGSZTEJN, H. A Psicologia da Criação. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

KLEIN, M. L’importance de la formation du symbole dans le développement du moi. In: ______. Essais de psychanalyse (1921-1945). Paris: Payot, 1967. 1930

PAVLOVSKY, E. Espacios y creatividad. Buenos Aires: Ediciones Busqueda de AYLLY S.R.L, 1990. Original publicado em 1980.

SALINGER, J.D. O Apanhador no Campo de Centeio. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1945.

STERN, D. L’enveloppe prénarrative. Journal de la Psychanalyse de L’enfant, v. 14, p. 13-65, 1993.

WINNICOTT, D. W. De la pédiatrie à la psychanalyse. Paris: Payot, 1969.

WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité – L’espace potential. Paris: Gallimard, 1975. Original publicado em 1971.

Publicado

2014-01-15

Cómo citar

Gutfreind, C. (2014). Aprendizagem, literatura, psicoterapia: a trinca de ouro. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 16(1), 45–55. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i1.515

Número

Sección

Trabalhos Temáticos – I Encontro Latino-Americano de Escrita e Psicanálise