Um pequeno grande Hans em três breves atos
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v17i1.548Palavras-chave:
Clínica psicanalítica, O pequeno Hans, Psicanálise da infânciaResumo
Neste artigo, o autor propõe uma releitura da clássica publicação de Sigmund Freud referente ao caso do Pequeno Hans, publicado originalmente em 1909. Na primeira parte, apresenta de maneira breve a personagem conforme as referências originais. Na segunda, sintetiza aspectos que considera importantes dessa publicação. Na terceira e principal, retoma o sumo das conclusões que considera fundamental de um estudo em que ele próprio tentou aprofundar-se no caso com o objetivo de refletir sobre a atualidade desta obra precursora da psicanálise infantil. Ao final, propõe um balanço desses pouco mais de cem anos que nos separam do atendimento do Pequeno Hans e apresenta, a partir ainda do texto de origem, algumas possibilidades de perspectivas e desdobramentos para a clínica contemporânea da infância.
Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno. Psychanalyse dês contes de fées. Paris: Robert Laffont, 1976.
CICCONE Albert. Naissance à lapensée et partage d’affects. Apresentado no Colóquio Vinculos tempranos, clinica y desarrollo infantil. Montevidéu, agosto de 2007.
ECO, Umberto. L’œuvre ouverte. Paris: Seuil, 1965. Trabalho originalmente publicado em 1962.
FREUD, A. Le traitement psychanalytique des enfants. Paris: Puf, 1975. Originalmente publicado em 1951.
FREUD, S. (1900). A interpretação dos sonhos. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 4. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. (1909). Duas histórias clínicas (O Pequeno Hans e O Homem dos ratos). In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 10. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. (1914). A guisa de introdução ao narcisismo. In: Obras psicológicas de Sigmund Freud: escritos sobre a psicologia do inconsciente. v. 1. Rio de Janeiro: Imago, 2004.
GUTFREIND, Celso. L’utilisation du conte comme médiateur dans le traitement des enfants séparé de leurs parents : possibilités thérapeutiques et quelques aspects spécifiques. Villeneuve d’Ascq : Presses Universitaires du Septentrion, 2002.
______. As duas análises de uma fobia em um menino de cinco anos: o Pequeno Hans: a psicanálise da criança ontem e hoje. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
______. Narrar, ser mãe, ser pai & outros ensaios sobre a parentalidade. Rio de Janeiro: Difel, 2010a.
______. O terapeuta e o lobo: a utilização do conto na psicoterapia da criança. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2010b.
KLEIN, Mélanie. L’analyse des jeunes enfants. In : Essais de psychanalyse. Paris : Payot, 1967. Originalmente publicado em 1923.
ROSENBERG, Ana Maria S. et al. O lugar dos pais na psicanálise das crianças. São Paulo: Escuta, 2002.
STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê: uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité: l’espace potentiel. Paris: Gallimard, 1975. Originalmente publicado em 1971.
______. The pigle : relato do tratamento psicanalÃtico de uma menina. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.