Cine fórum
construindo um espaço potencial
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v17i1.556Palavras-chave:
Espaço potencial, Identificação, Mãe-ambiente, Sonho compartilhado, SubjetivaçãoResumo
Cine Fórum é o nome original da atividade oferecida à comunidade pela SBPdePA, hoje batizada de Café Cinema. Essa atividade nos levou a tentar compreender os fenômenos psíquicos que levaram o público, organizadores, coordenadores e moderadores a desenvolver um grande entusiasmo nos debates sobre as películas apresentadas. Fomos buscar nos autores um aprofundamento sobre o tema do impacto que a imagem exerce sobre o psiquismo, como também a troca em grupo dessas impressões. Entendemos que essa atividade se realiza dentro de um espaço potencial criado pelo intercâmbio emocional entre os organizadores, representando a instituição e os participantes, sendo oportunizada uma experiência criativa compartilhada.
Downloads
Referências
ETCHEGOYEN, R. H. Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
KAËS, René. Os espaços comuns e partilhados. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
OGDEN, Thomas H. Os sujeitos da psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
SAMPAIO, Camila P. O cinema e a potência do imaginário. In: BARTUCCI, Giovanna. Psicanálise, cinema e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.