A gênese da identidade e a observação clínica
tarefa de destruir, construir e reconstruir realizada a dois
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v18i2.609Palavras-chave:
Atenção flutuante, Construção, Observação clínica, Pré-concepções inatas, SelfResumo
As bases deste texto foram dois eventos dos quais participamos, que se propunham a estudar e debater as origens da formação da personalidade a partir das relações do self com o ambiente. As ideias que fomos desenvolvendo levaram-nos, inevitavelmente, a pensar na clínica. Mais especificamente, numa forma de observar o material do paciente dentro de uma ideia desenvolvida por um de nós: a de que a observação clínica deve ser recebida pelo analista como relato em busca de uma teoria que o contenha, e não teorias em busca de um relato que as justifique. Pensando assim, facilmente chegamos a pensar que as chamadas pré-concepções inatas têm uma presença bem mais ampla no material inconsciente do que até o momento admitíamos, reforçando estudos recentes sobre transgeracionalidade.
Downloads
Referências
Bion, W. R. (1962). O aprender com a experiência. Imago: Rio de Janeiro, 1991.
_____. (1970). Atenção e interpretação. Imago: Rio de Janeiro, 2007.
Freud, S. (1909). Analysis of a phobia in a five-years-old boy. In: The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 10).
______. (1911). Formulation on the two principles of mental functioning. In: The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 12).
______. (1912). Totem and taboo. In: The standard edition of the complete psy-chological works of Sigmund Freud. (Vol. 13).
Marleau-Ponty, Maurice. (2007). A prosa do mundo. São Paulo: Cosac-Naify.
Ogden, T. H. (1989). The primitive edge of experience. London: Jason Aronson. _____. (1994). Subjects of analisis. London: Karnac Books.
Winnicott, W. D. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.