A gênese da identidade e a observação clínica

tarefa de destruir, construir e reconstruir realizada a dois

Autores

  • José Luiz Petrucci Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre
  • Glaucia Burmeister Morais
  • Juliana Greco Soares

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v18i2.609

Palavras-chave:

Atenção flutuante, Construção, Observação clínica, Pré-concepções inatas, Self

Resumo

As bases deste texto foram dois eventos dos quais participamos, que se propunham a estudar e debater as origens da formação da personalidade a partir das relações do self com o ambiente. As ideias que fomos desenvolvendo levaram-nos, inevitavelmente, a pensar na clínica. Mais especificamente, numa forma de observar o material do paciente dentro de uma ideia desenvolvida por um de nós: a de que a observação clínica deve ser recebida pelo analista como relato em busca de uma teoria que o contenha, e não teorias em busca de um relato que as justifique. Pensando assim, facilmente chegamos a pensar que as chamadas pré-concepções inatas têm uma presença bem mais ampla no material inconsciente do que até o momento admitíamos, reforçando estudos recentes sobre transgeracionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Petrucci, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Médico Psiquiatra. Membro Titular e Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Professor da Fundação Universitária Mário Martins.

Glaucia Burmeister Morais

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Especialista em Psicoterapia pela Fundação Universitária Mario Martins.

Juliana Greco Soares

Psicoterapeuta. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Bion, W. R. (1962). O aprender com a experiência. Imago: Rio de Janeiro, 1991.

_____. (1970). Atenção e interpretação. Imago: Rio de Janeiro, 2007.

Freud, S. (1909). Analysis of a phobia in a five-years-old boy. In: The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 10).

______. (1911). Formulation on the two principles of mental functioning. In: The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 12).

______. (1912). Totem and taboo. In: The standard edition of the complete psy-chological works of Sigmund Freud. (Vol. 13).

Marleau-Ponty, Maurice. (2007). A prosa do mundo. São Paulo: Cosac-Naify.

Ogden, T. H. (1989). The primitive edge of experience. London: Jason Aronson. _____. (1994). Subjects of analisis. London: Karnac Books.

Winnicott, W. D. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

07.07.2016

Como Citar

Petrucci, J. L., Morais, G. B., & Soares, J. G. (2016). A gênese da identidade e a observação clínica: tarefa de destruir, construir e reconstruir realizada a dois. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 18(2), 191–198. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v18i2.609

Edição

Seção

Outras Contribuições