O sonho, o ato e o significante
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i2.640Palavras-chave:
Ato, Significado, Significante, SonhoResumo
O sonho e o ato estão em polos opostos de uma rede de marcas mnêmicas que procuram se expressar, ora num extremo, ora no outro mas guardando sempre suas inserções numa cadeia significante. A mensagem do sonho é cifrada. As imagens do sonho não são portadoras do seu significado, mas se constituem em significantes. É a rede de significantes que vai constituir a significação de um sonho. Por seu turno, o ato também é estruturado como linguagem. O inconsciente existe no ato de um dito. Portanto, o ato e o sonho estão submetidos à instância da letra no inconsciente.
Downloads
Referências
Freud, S. (1900). A interpretação dos sonhos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (V. 5). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
Garcia-Roza, L. A. (1991). A interpretação do sonho. In: Introdução à metapsico-logia freudiana. v. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Lacan, J. (1955). Seminário sobre a carta roubada. In: Jacques Lacan escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978a.
______. (1953). Função de campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Jacques Lacan escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978b.
______. (1957). A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Jacques Lacan escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978c.
______. (1956). Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956. In: Jacques Lacan escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978d.
______. (1955). A censura não é a resistência. In: O Seminário, livro 2: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise; texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Zahar, 1985a.
______. (1964). Desmontagem da pulsão. In: O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise; texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Zahar, 1985b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.