Por que ler Claude Smadja?
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v20i1.664Resumo
Psicanálise, neste volume dedicado à psicossomática, elegeu falar aos leitores sobre Claude Smadja. A escolha se deu por ser um nome que desponta no campo da psicossomática psicanalítica. Nosso autor é psicanalista didata da Sociedade Psicanalítica de Paris e membro da Escola de Psicossomática de Paris (EPP), fundada por Pierre Marty na Pitié-Salpêtrière em 1962, onde Freud iniciou os estudos sobre a histeria ao lado de Charcot. Smadja dirigiu a Revista Francesa de Psicossomática e publicou os livros A vida operatória e Os modelos psicanalíticos da psicossomática. Escreveu inúmeros artigos no campo da psicossomática, alguns em parceria com Gérard Szwec e Marilia Aisenstein. Com Szwec, desenvolveu a noção de procedimentos autocalmantes, conceito importante no entendimento do funcionamento mental operatório. Algumas das ideias centrais postuladas pela EPP e sustentadas por Smadja em suas publicações serão suscintamente apresentadas neste trabalho. [...]
Downloads
Referências
Aisenstein, M., & Smadja, C. (2003). A psicossomática como corrente essencial da psicanálise contemporânea.In A. Green (Org.), Psicanálise contemporânea: Revista Francesa de Psicanálise – número especial 2001. Rio de Janeiro: Imago.
Aisenstein, M., & Smadja, C. (2013). A função desobjetalizante na obra de André Green: Um modelo para a psicossomática. Revista de Psicanálise da SPPA, 20(1), 89-101.
Smadja, C. (2005). La vida operatória. Madri: Biblioteca Nueva.
Smadja, C. (2009). Los modelos psicoanalíticos de la psicoanálisis. Madri: Biblioteca Nueva.
Szwec, G. (1994). Más allá del principio del pracer: Neurosis traumáticas - procedimientos autocalmantes.In Actualidad Psicologica, (211), 13-14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.