Malabarismo psicanalítico

arte e técnica na análise de uma criança autista

Autores

  • Diva Aparecida Cilurzo Neto SBPSP

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i2.833

Palavras-chave:

Autismo psicogênico, Função simbolizante, Intersubjetivação, Subjetivação, Transtorno do espectro autista

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da complexa análise de crianças, chamada de “psicanálise de criança”, que envolve técnica e até mesmo a destreza de um malabarista. Com vistas a exemplificar esse percurso analítico, será narrada a vivência clínica com um infans com atraso no desenvolvimento e sinais de transtorno do espectro autista. Para maior esclarecimento do processo vivido no atendimento, serão feitos inicialmente alguns aportes teóricos, para posteriormente fazer um mergulho tridimensional no caso clínico. Durante o decurso deste relato, serão veiculados momentos intensos em que a função simbolizante encontrou no setting um campo físico e psíquico profícuo para se desenvolver. A subjetivação e a intersubjetivação foram elementos de busca durante todo o processo, contudo, sem com isso perder o respeito à condição e ao ritmo infantil.

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Biografia do Autor

Diva Aparecida Cilurzo Neto, SBPSP

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

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Publicado

02.03.2023

Como Citar

Cilurzo Neto, D. A. (2023). Malabarismo psicanalítico: arte e técnica na análise de uma criança autista. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 24(2), 88–105. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i2.833

Edição

Seção

Artigos e Ensaios