Catástrofe, trauma e acontecimento
Palavras-chave:
Acontecimento, Catástrofe, Psicanálise, TraumaResumo
Estamos habituados a conceber a nossa vida como um percurso linear que vai do antes ao depois, passando pelo agora. Essa forma de habitar o nosso território implica uma noção cronológica e linear do tempo. Habitamos um mundo estruturado. E, se ocorrerem rupturas aleatórias e não muito abruptas, estas são entrelaçadas com o resto das memórias até formarem um continuum homogêneo e sem rupturas. Se com o passar do tempo encontramos algum elemento desconexo após um trabalho intenso e silencioso, nós o “tornamos” contínuo sem nos deixar grandes registros dele. Tornam-se, digamos, pequenas diferenças sem poder disruptivo que fazem parte da vida. Assim, acreditamos que vivemos numa sequência homogênea e linear de acontecimentos, sem perceber que a realidade não é assim.
Catástrofe, trauma e evento. São nomes daquilo que produz interrupções significativas no que está estruturado. Suas diferenças dependem de sua intensidade e de suas particularidades. [...]
Downloads
Referências
Badiou, A. (1999). El ser y el acontecimiento. Editorial Manantial. (Trabalho original publicado em 1988)
Laplanche, J., & Pontalis, J.-P. (1971). Diccionario de psicoanálisis. Editorial Labor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.