A dimensão poética na interpretação psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.231Resumo
Freud, como sabemos, manteve sempre certo fascínio e uma prudente distância em sua relação com os poetas. Oscilava entre incluir a psicanálise no ideal de ciência de seu tempo e o modelo estético, especialmente a literatura, como referência e interlocução. Sua escrita mostra que, nas origens do método, é o fantasiar e o imaginar de seus pacientes que lhe proporcionam os instrumentos para a descoberta e investigação do inconsciente na psicanálise. Suas sugestões para a escuta analítica e o trabalho do analisando na sessão são análogos ao estado mental requerido para qualquer processo criativo. [...]
Downloads
Referências
BION, W. R. (1962a). Uma teoria sobre o processo de pensar. In: Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1967.
BION, W. R. (1962b). Aprendiendo de la experiencia. Buenos Aires: Paidós.
BION, W. R . (1965). Transformações. Rio de Janeiro: Imago.
BION, W. R . (1970). Atención e interpretación. Buenos Aires: Paidós.
ROSENFELD, Helena Kon. Palavra pescando não-palavra: a metáfora na interpretação psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
MELTZER, D. (1973). Interpretación rutinaria e Interpretación inspirada. In: Hahn, A. (org.). Sinceridad y otros trabajos. Buenos Aires: Spatia.
MELTZER, D. (1984). Vida onírica. Madrid: Tecnipublicaciones.
MELTZER, D. (1996). Meltzer em São Paulo: seminários clínicos. São Paulo: Casa do Psicólogo. OGDEN, T. (1997). Algumas Considerações sobre o uso da linguagem em Psicanálise. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 31, n. 3, 1997.
TRACHTENBERG, R. (2002a). A interpretação e a mente do analista: considerações sobre três configurações espectrais. Psicanálise – Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2002.
TRACHTENBERG, R. (2002b). As indisciplinadas esquadrilhas da emoção: sobre algumas convergências entre Eliot, Bion e o psicanalista na sessão. In: MASINA, L.;
CARDONI, V. (org.). Literatura comparada e psicanálise: interdisciplinaridade, interdiscursividade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto.
CARDONI, V . (2003). O estranho caso do Dr. Freud e do Sr. Schnitzler. In: Freud e suas Leituras. Porto Alegre: SBPdePA.
CARDONI, V. (2005). De la pasión por el psicoanálisis ? por el psicoanálisis de la pasión. Trabalho apresentado no 44º Congresso da IPA, no Painel “Um modelo ético/ estético baseado em Bion e Meltzer”. Rio de Janeiro, 31 de julho de 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.