Sobre as primeiras inscrições

Autores

  • Myrta Casas de Pereda Associação Psicanalítica do Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v3i1.47

Palavras-chave:

Cadeia representacional, Conduta anti-social, Conhecimento paranóico, Depressão materna, Desejo do Outro, Encopresis, Estruturação psíquica, Traços mnêmicos, Identificação primária, Inscrição, Marcas primordiais, Objeto “a”, Objeto perdido, Pulsão, Repetição, Representação inconsciente, Repressão primária, Ressignificação, Simbolização, Sintoma, Transferência

Resumo

O trabalho propõe uma perspectiva dinâmica, onde a substituição e a transformação do fantasma sintomático reorganiza as articulações patogênicas das marcas mnêmicas inconscientes. Ao enfoque da repetição sintomática se opõe a escuta analítica que, propiciada pela recriação e atualização transferencial, permite que o objeto (para o outro a quem é dirigida a pulsão) ofereça um perfil diferente. A interpretação psicanalítica conduz o mais próximo possível das coordenadas de prazer-desprazer que rodearam a inscrição psíquica. Através de um exemplo clínico da análise de uma criança de seis anos, reflete-se sobre a dimensão estruturadora das primeiras marcas (sempre inferidas), seus efeitos e destinos na estruturação psíquica e sua escuta a partir dos efeitos transferenciais no processo analítico. Desde uma socialização altamente dificultada por severos transtornos de conduta, o espaço transferencial (como resposta espontânea e não programada do analista) privilegia a demanda de amor em um forte discurso persecutório que desarticula, uma e outra vez, o circuito paranóico. Também a utilização do humor e a imposição de limites de forma serena e libidinal permitiram uma singular inflexão da sintomatologia nos primeiros anos da análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrta Casas de Pereda, Associação Psicanalítica do Uruguai

Membro Titular da Associação Psicanalítica do Uruguai.

Referências

CASAS DE PEREDA, Myrta. El camino de la simbolización: producción del sujeto psíquico. Buenos Aires: Paidós, 1999.

FREUD, Sigmund (1895). Proyecto de psicología. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1976. t.I.

FREUD, Sigmund (1896). Fragmento de la correspondencia con Fliess. Carta 52. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1976. t.I.

FREUD, Sigmund (1915). Lo inconsciente. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1976. t.XIV.

JULIEN, Philippe. Le retour à Freud de Jacques Lacan. Litoral, Toulouse: Eres, 1986.

LACAN, Jacques (1946). Acerca de la causalidad psíquica. In: Escritos I. Buenos Aires: Siglo XXI, 1988.

LACAN, Jacques (1964). Seminario XI – Los cuatro princípios fundamentales del psicoanálisis.

LACAN, Jacques (1962). Seminario X – La angustia. Escuela Freudiana de Buenos Aires. (Seminário não publicado, material de distribuição interna).

WINNICOTT, Donald (1968). El uso de un objeto y la relación por medio de identificaciones. In: Realidad y juego. Buenos Aires: Granica, 1972.

Downloads

Publicado

29.03.2001

Como Citar

Casas de Pereda, M. (2001). Sobre as primeiras inscrições. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 3(1), 129–144. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v3i1.47

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões