Sensações esparsas

a experiência do Cambridge ou uma psicanálise nômade

Autores

  • Alessandra Sapoznik Instituto Sedes Sapientiae
  • Luiza Sigulem
  • Miriam Chnaiderman Instituto Sedes Sapientiae
  • Paula Janovitch
  • Pedro (Peu) Robles
  • Soraia Bento Instituto Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i2.646

Palavras-chave:

Casa-nômade, Cambridge, Ocupação, Perambulação, Psicanálise andarilha

Resumo

O coletivo Escutando a cidade, formado por psicanalistas irmanados pelo encantamento com a cidade e com a imagem, dispõe-se a uma perambulação permanente que constrói uma cartografia própria. Iniciaram suas atividades como escutadores daquilo a que a cidade convida. E assim foram chamados para a ocupação do Hotel Cambridge onde, com um trabalho de escuta em rodas de conversa, procuram entender formas de vida em situações-limite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Sapoznik, Instituto Sedes Sapientiae

Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Doutoranda na Universidad Complutense de Madrid. Membro do Coletivo Escutando a Cidade. Colaboradora do Grist (Grupo de Refugiados, Imigrantes e Sem Teto do MSTC) e do Veredas.

Luiza Sigulem

Psicanalista e acompanhante terapêutica. Aluna da especialização no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Coletivo Escutando a Cidade. Colaboradora do Paes (Programa de atendimento e estudos de somatização)

Miriam Chnaiderman, Instituto Sedes Sapientiae

Psicanalista, documentarista e ensaista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Coletivo Escutando a Cidade. Doutora em Artes pela ECA-USP.

Paula Janovitch

Mestre em Antropologia. Doutora em História.

Pedro (Peu) Robles

Psicanalista e acompanhante terapêutico. Membro do Coletivo Escutando a Cidade e da Rede de Atendimento Psicanalítico.

Soraia Bento, Instituto Sedes Sapientiae

Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma do mesmo Departamento. Membro do Coletivo Escutando a Cidade.

Downloads

Publicado

07.07.2017

Como Citar

Sapoznik, A., Sigulem, L., Chnaiderman, M., Janovitch, P., Robles, P. (Peu), & Bento, S. (2017). Sensações esparsas: a experiência do Cambridge ou uma psicanálise nômade. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 19(2), 211–221. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i2.646

Edição

Seção

Ensaios