A psicanálise e a literatura

possíveis diálogos

Autores

  • Ana Rosa Gonçalves de Paula Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v21i2.715

Palavras-chave:

Arte e Psicanálise, Inconsciente, Psicanálise, Psicanálise e Literatura

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa qualitativa, de caráter de revisão bibliográ- fica, que objetiva trabalhar com a temática do diálogo da Psicanálise com a Literatura. Como parte introdutória, conta com as articulações entre as palavras, a escrita e a linguagem, a fim de percorrer as aproximações entre o campo psicanalítico e o campo literário. Posteriormente, foi realizada uma análise sobre as formas como a Literatura e a Psicanálise, em seus campos teórico e prático, interpenetram-se. Depois, houve o exame sobre o que o legado do Movimento Romântico trouxe à psicanálise: como o privilégio do inconsciente, o destaque à singularidade do sujeito e à crítica quanto à “ilusão objetivista” para esse campo do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rosa Gonçalves de Paula Guimarães

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente, cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários – linha Memória, Identidade e Cultura), pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

Blake, W. (2017). O casamento do céu e do inferno e outros escritos (A. Marsicano, Trad.). Porto Alegre: L&M.

Brazil, H. V. (1992). Dois ensaios entre psicanálise e literatura. Rio de Janeiro: Imago.

Chnaiderman, M. (1989). O hiato convexo: Literatura e psicanálise. São Paulo: Editora Brasiliense.

Cordás, T. A., & Barros, D. M. (Orgs.). (2014). Personagens ou pacientes: Clássicos da literatura mundial para re˛etir sobre a natureza humana. Porto Alegre: Artmed.

Fraize-Pereira, J. A. (2005). Arte, dor: Inquietudes entre estéticas e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial.

Freitas, L. A. P. (2010). Freud e Machado de Assis: Uma interseção entre psicanálise e literatura. Rio de Janeiro: Mauad.

Goethe, J. W. V. (2009). Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister (N. Simone Neto, Trad., G. Lukáks, Posf.). São Paulo: Editora 34.

Goethe, J. W. V. (2014). As aÿnidades eletivas (R. J. Hollingdale, Introd., T. Re-dondo, Trad.). São Paulo: Peguin Classic Companhia das Letras.

Leader, D. (2010). A posição depressiva para Klein e Lacan. In Pé de página para Freud (E. Rieche, Trad.). Rio de Janeiro: BestSeller.

Mahony, P. (1990). Psicanálise e discurso (R. Filker, & R. Pinheiro, Trad.). Rio de Janeiro: Imago.

Meiches, M. P. (2005). Por um reconhecimento do mal-estar. In A. P. Arruda, J. A. Fraize-Pereira, Luciana Saddi, Sandra R. M. S. Freitas (Orgs.), A psicanálise e a clínica extensa. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Nasio, J.-D. (2017). 9 lições sobre arte e psicanálise (A. Telles., Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.

Nasio, J.-D. (1999). Como trabalha um psicanalista? (L. Magalhães, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.

Nazar, T. P. (2009). O sujeito e seu texto – psicanálise, arte, ÿlosoÿa. Rio de Janeiro: Cia de Freud.

Rivera, T. (2005). Guimarães Rosa e a psicanálise: Ensaios sobre imagem e escrita. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Sandler, P. C. (2000a). A apreensão da realidade psíquica, volume II: Os primórdios do movimento romântico e a psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

Sandler, P. C. (2000b). A apreensão da realidade psíquica, volume IV: Turbulência e urgência. Rio de Janeiro: Imago.

Sandler, P. C. (2001). A apreensão da realidade psíquica, volume V: Goethe e a psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

Willemart, P. (2009) Os processos de criação na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva.

Yankelevich, H. (2004). Do pai à letra, na clínica, na literatura e na metapsicologia. P. Abreu (Trad.). Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Downloads

Publicado

06.07.2019

Como Citar

Guimarães, A. R. G. de P. (2019). A psicanálise e a literatura: possíveis diálogos. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 21(2), 101–113. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v21i2.715

Edição

Seção

Outras Contribuições