Deus Dionísio

concepções acerca da autodestrutividade e da compulsão à repetição

Autores

  • Valderez Figueira Timmen IPSI
  • Ana Lúcia Lamberti
  • Giani Rodrigues Duarte
  • Juciane dos Santos Pavi
  • Letícia Müller Cabral Loss
  • Márcia Bohrer Ipsi
  • Níkolas Ruschel Petry

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.767

Palavras-chave:

Compulsão à repetição, Destrutividade, Pulsão de morte

Resumo

Instigados a respeito das condutas autoagressivas e do uso da compulsão à repetição na atualidade, procuramos entender como se dá a constituição dos sujeitos da contemporaneidade, refletindo sobre seu desenvolvimento e fragilidades na constituição, assim como na intensificação de sua autodestrutividade. Tomamos Dionísio, o mito, aquele que vive na intensidade e nos excessos, como metáfora para pensar esse sujeito e ancorar nossos questionamentos na obra freudiana, em Joel Birman e no filósofo Byung- Chul Han. Nossa hipótese é de que os indivíduos ficam submetidos à compulsão à repetição e à narcotização de seu Princípio do Prazer, fruto do empobrecimento dos investimentos libidinais e, consequentemente, das representações psíquicas, resultado do excesso traumático da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valderez Figueira Timmen, IPSI

Psicóloga, Psicoterapeuta e Especialista em Psicologia Escolar e Psicologia Clínica CFP. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SBDG. Docente e Supervisora do IPSI (Instituto de Psicologia – Novo Hamburgo, RS); colaboradora do livro Crianças e Adolescentes em psicoterapia: uma abordagem Psicanalítica (ARTMED,2007); autora dos livros: Infidelidade de traição – Um estudo psicanalítico sobre a infidelidade e outros trabalhos conjugados, conjugais e cotidianos (Ed. Ultra, 2015); O cheiro do desejo em cena (Edição do Autor, 2017); Capacidade Negativa: Um caminho em busca de luz (Zagodoni Editora, 2019).

Ana Lúcia Lamberti

Psicóloga.

Giani Rodrigues Duarte

Psicóloga, especialista em psicologia clínica de orientação analítica.

Juciane dos Santos Pavi

Psicóloga. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Ipsi – Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo.

Letícia Müller Cabral Loss

Psicóloga.

Márcia Bohrer, Ipsi

Psicóloga, Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, docente e supervisora do Ipsi - Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo.

Níkolas Ruschel Petry

Psicólogo.

Referências

Birman, J. (2014). O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Bolton, L. (2004). O livro completo da mitologia clássica: Deuses, deusas, heróis e monstros gregos e romanos de Ares a Zeus. São Paulo: Madras Editora.

Borges, G., & Paim Filho, I. (2017). Sobre o filicídio: Uma introdução. Porto Alegre: Sulina.

Byung-Chul Han (2017). Sociedade do cansaço (2a ed.) Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Byung-Chul Han (2018). Topologia da violência.Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Freud, S. (2010a). Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico. In Obras completas (Vol. 7). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1911)

Freud, S. (2010b). Além do princípio do prazer. In Obras completas (Vol. 14). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1920)

Freud, S. (2011). O problema econômico do masoquismo. In Obras completas(Vol. 16). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1924)

Laplanche, J., & Pontalis, J-B. (1988). Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

Machado, A. P., & Paim Filho, I. (2018, setembro). Desconstruções e transformações - Masoquismo destino das pulsões: Origem do sujeito. Trabalho apresentado no 32° Congreso Latinoamericano de Psicoanálisis - FEPAL, Lima, Peru. Retirado de http://www.congreso2018.fepal.org/uploads/trabajos_prepublicados/02_machado_es.pdf

Pouzadoux, C. (2001). Contos e lendas da mitologia grega. (E. Brandão, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

10.07.2020

Como Citar

Timmen, V. F., Lamberti, A. L., Duarte, G. R., Pavi, J. dos S., Loss, L. M. C., Bohrer, M., & Petry, N. R. (2020). Deus Dionísio: concepções acerca da autodestrutividade e da compulsão à repetição. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 22(2), 243–253. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v22i2.767

Edição

Seção

Outras Contribuições