Sobre o papel da defesa no relacionamento conjugal

Autores

  • David Maldavsky UCES
  • Gley P. Costa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre
  • Liliana Alvarez UCES

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i2.832

Palavras-chave:

Defesa, Desvitalização, Pactos inconscientes, Psicanálise, Psicossomática, Pulsão, Relacionamento conjugal, Vínculos tóxicos

Resumo

Os autores atribuem à defesa o papel de um comutador responsável pela distribuição e pela circulação pulsional, determinando as posições que os integrantes de um vínculo conjugal assumem entre eles e nas relações com os demais. Estabelecem conexões de suas ideias com as contribuições de Puget e Berenstein e Aulagnier e Käes sobre acordos inconscientes, contratos narcisistas e pactos denegativos. Estudam, por fim, os casos de estancamento libidinal, responsável por processamentos tóxicos determinantes de quadros de desvitalização seguidos de um séquito de manifestações patológicas nas esferas do psíquico, do comportamento e do somático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Maldavsky, UCES

Doutor em filosofia e letras. Ex-diretor do doutorado de psicologia e do mestrado em problemas e patologias do desvalimento da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES). Ex-diretor do Comitê de Investigação da Associação Internacional de Parelha e Família (AIPPF). Ex-diretor da revista Subjetividad y Procesos Cognitivos. Autor de livros de psicanálise.

Gley P. Costa, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Médico, psiquiatra e psicanalista. Membro fundador e titular com função didática da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Professor da Fundação Universitária Mário Martins. Autor de livros de psicanálise.

Liliana Alvarez, UCES

Psicóloga. Mestre em problemas e patologias do desvalimento. Doutora em psicologia. Professora de metodologia da pesquisa em psicologia clínica e psicanálise do doutorado em psicologia da Universidade de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES). Diretora do programa de investigação em casais e família da UCES. Coordenadora do Institut de Altos Estudios en Psicologia y Ciencias Sociales. Autora de livros de psicanálise.

Referências

Aulagnier, P. C. (1997). La violencia de la interpretación. Buenos Aires: Amorrortu.

Berenstein, I.; & Puget, J. (1993). Psicanálise do casal. Porto Alegre: Artes Médicas.

Costa, G. P.; & Katz, G. et al. (1992). Dinâmica das relações conjugais. Porto Alegre: Artes Médicas.

Kaës, R. (1991). El pacto denegativo en los conjuntos trans-subjetivos. In Lo negativo: Figuras y modalidades. Buenos Aires: Amorrortu.

Maldavsky, D. (2007). La intersubjetividad en la clínica psicoanalítica. Buenos Aires: Lugar Editorial.

Maldavsky, D. (2008, agosto). La desvitalización y la economía pulsional vincular. Actualidad Psicológica, 366.

Maldavsky, D. (2013). ADL – Algoritmo David Liberman: Un instrumento para la evaluación de los deseos y las defensas en el discurso. Buenos Aires: Paidós.

Downloads

Publicado

02.03.2023

Como Citar

Maldavsky, D., Costa, G. P., & Alvarez, L. (2023). Sobre o papel da defesa no relacionamento conjugal. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 24(2), 82–87. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i2.832

Edição

Seção

Artigos e Ensaios