Masculinidade
um caminho de ressignificação simbólica via literatura
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v26i1.882Palavras-chave:
Gênero, Linguagem, Literatura, Masculinidade, PsicanáliseResumo
Este artigo configura uma pesquisa bibliográfica narrativa, que tem por finalidade construir um percurso conceitual que apresente a literatura como uma ferramenta na ressignificação das masculinidades. O trabalho partiu do conceito mais amplo de linguagem apresentado pela psicanalista Françoise Dolto, encontrou apontamentos de Sigmund Freud sobre o inquietante na arte literária, citou as importantes contribuições de Judith Butler sobre gêneros, para então apontar a obra de ficção Criança-borboleta do francês Marc Majewski como alternativa para a construção de novas narrativas, promovendo assim um caminho de ressignificação simbólica das masculinidades via literatura.
Downloads
Referências
Butler, J. (2017). Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade (R. Aguiar, Trad.). Civilização Brasileira.
Dolto, F. (2018). Tudo é linguagem (L. Machado, Trad.). Martins Fontes.
Freud, S. (2010). O inquietante. In História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917 – 1920) (P. C. Souza, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1919)
Majewski, M. (2023). Criança-borboleta (T. Costa, Trad.). VR Editora.
Silveira, N. (2023). Jung: Vida e obra. Paz e Terra.
Toledo, C. T., & Carvalho, M. P. (2028). Masculinidades e desempenho escolar: A construção de hierarquias entre pares. Cadernos de Pesquisa, 48(169), 1002-1023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.