Sexualidade e gênero
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v27i1.912Palavras-chave:
Gênero, Psicanálise, SexualidadeResumo
Hoje nos reunimos para pensar o tema sexualidade e gênero. Ainda, um começo de conversa. Ou uma continuação.
A elaboração conceitual e a construção da concepção teórica da Psicanálise de Freud não se demarcaram de uma só vez, se complexizaram gradativamente.
A metapsicologia, pode ser considerada como um mapa de cada época, pode ser estudada, revisitada e revisada, com a inclusão de novos conhecimentos e rearticulando os progressos conceituais da Psicanálise.
A fecundidade do centenário legado freudiano nos desafia ainda hoje, pois, há um século, Freud descobriu que o humano é múltiplo e singular, e que o mundo é mais complexo do que alcançamos pensar. [...]
Downloads
Referências
Freud, S. (1995). Psicologia das massas e análise do ego. In Obras completas (Vol. 18). Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1921).
Freud, S. (2000). Totem e tabu. In Obras completas (Vol. 13). Editora Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1913)
Freud, S. (2001). O mal-estar na cultura. In Obras completas (Vol. 21). Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1930)
Paz, O. (1997). El laberinto de la soledad. Ediciones Catedra.
Saramago, J. (1998). O conto da ilha desconhecida. Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.