O vínculo fraterno como constitutivo do pensar
a cadeia associativa
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i2.502Keywords:
Cadeia associativa grupal, Intersubjetividade, Pensador, Vínculo fraternoAbstract
Na relação fraterna encontra-se o gérmen do pensar, do desenvolvimento da capacidade para compartilhar e ser solidário. É nesta relação que sentimentos como o amor e o ódio, a inveja e o ciúme despertam. O irmão(irmã) tem um significado muito importante na constituição do psiquismo, no desenvolvimento do pensamento e na passagem do narcisismo para a relação objetal. O irmão abre a possibilidade de pensar, de questionar sobre a origem, as diferenças (sexuais, anatômicas, geracionais) a vida, a morte. A função do mesmo remete a constatar: as feridas, as conquistas, as falhas e os triunfos. É nesse outro-semelhante que é possível encontrar a possibilidade de olhar e reconhecer, naquilo que se reconhece incomoda, perturba, e naquilo que gostaria de ser e não sou. Este outro-semelhante que contribui para pensar, adquirir independência intelectual. A partir de um caso clínico, pretende-se discutir as consequências da proibição para pensar que, às vezes, os segredos de família impõem ao psiquismo dos irmãos. Como vinheta clínica, é apresentada uma situação clínica com um grupo de reflexão de pais e leva-se em consideração uma cadeia associativa grupal, que põe em questão aquilo que mobiliza a presença do outro, como alheio, o diferente, e traz o irmão como provocador do pensar, do questionar.
Downloads
References
ASSOUN, Paul-Laurent. Hermanos y Hermanas. Buenos Aires: Nueva Visión, 1998.
KAËS, René. La Invención Psicoanalítica del Grupo. Buenos Aires: AsociaciónArgentina de psicología y Psicoterapia de Grupo,1994.
______. La Palabra y el Vínculo. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
______. Le complexe Fraternel. Paris: Dunod, 2008.
PEZO, M. Antonieta. A criança deficiente: as marcas originais e as marcas familiares.Fort-Da: Revista de Psicoanálisis con Niños, n. 5, jun. 2002. Disponível em: <http://Www.Fort-Da.Org/Fort-Da5/Crianca.Htm>.
______. El Vinculo fraterno y la grupalidad. Área 3: Cuadernos de Temas Grupalese Institucionales, n. 13, 2009
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SBPdePA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.