A psicanálise vincular
novos arranjos, novos olhares
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i2.503Palavras-chave:
Espaço vincular, Novos arranjos familiares, Preconceito, Teoria psicanalítica vincularResumo
A sociedade ocidental contemporânea, talvez de maneira mais explícita do que em outros tempos, evidencia uma pluralidade de valores e modos de vida, convivendo num mesmo espaço temporal. A partir de aportes da Teoria Psicanalítica Vincular de família e casal, e usando exemplos da clínica de família, a autora discute as possibilidade e as dificuldades do psicanalista de desvencilhar-se, quando necessário, de concepções conhecidas, para enfrentar- se com novos arranjos que requerem novos olhares.
Downloads
Referências
BERENSTEIN, I. Del Ser al Hacer: curso sobre vincularidad. Buenos Aires: Paidós, 2007.
CECCARELLI, P. Configuraciones edípicas contemporáneas: reflexiones sobre lasnuevas formas de paternidad. In: ROTEMBERG, E.; WAINER, B. A. (comp).Homoparentalidades: nuevas familias. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2010.
CYPEL, L. Algumas reflexões sobre os fundamentos do trabalho psicanalítico comfamília e casal. Revista IDE, SBPSP, n. 36, p.2-15, 2002.
KLEINMAN, S. Comunicação oral. Trabalho apresentado no 4.° Congresso Internaci-onal de Psicanálise de Casal e Família, Buenos Aires, Argentina, 2010.
MOGUILANSKY, R.; NUSSBAUM, L. S. Psicanálise Vincular: teoria e clínica. SãoPaulo: Zagodoni, 2011. v.1.
MONDZRAK, V. Preconceito: razão e não- razão. Revista de Psicanálise da SPPA, v.XV, n. 1, p.19-34, 2008.
MUSZKAT, M.; MUSZKAT, S. Permanência na diversidade: um estudo sobre aconjugalidade nas classes de baixa renda. In: GOMES, P. B. (org.). Vínculos AmorososContemporâneos. São Paulo: Callis, 2003.
MUSZKAT, S. Violência e Masculinidade: uma contribuição psicanalítica aosestudos das relações de gênero. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia daUniversidade de São Paulo, 2006.
MUSZKAT, S. Violência e Masculinidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. (Col.Clínica Psicanalítica).
SPIVACOW, M. Clínica Psicoanalítica con Parejas: entre la teoria y la intervención.Buenos Aires: Lugar Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.