O corpo denuncia e encobre
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v4i2.94Palavras-chave:
Corpo, Alteridade, Inter-subjetivo, Intra-subjetivo, Cena pública, Cena privadaResumo
Ocupei-me do tema da sexualidade do século XXI desde uma reformulação da entidade corpo. Ao localizar o corpo nos diferentes espaços de constituição da subjetividade, destaco a existência de conflitos devidos à heterogeneidade dos espaços de subjetivação. O corpo em cada espaço adquire diferente significado e conserva em cada um deles um componente enigmático, de desconhecido e um componente de alteridade. Também defino o que entendo por público e privado determinando cenas com uma lógica própria. Finalmente, ocupo-me do corpo social e do que entendo que a cultura atual pode veiculizar enquanto contradições e equívocos.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Homo Sacer, el poder soberano y la nuda vida: Pre-textos 1995-1998.
BERENSTEIN, I; PUGET, J. Lo vincular Teoria y Clinica psicoanalitica. Paidós, 1997.
BRAUN, J., et al. Mega-oferta: ampliación o restricción de la sexualidad? Congreso Internacional de Psicoanálisis, San Francisco, 1995.
LE BRETON, D. Anthropologie du corps et modernité. QUADRIGE/PUF 1990.
LEWKOWICS, I. Comentário personal.
MORENO, J. La inconsistencia, los vínculos, la crianza. Ed. Libros del zorzal, 2002.
PUGET, J. Sujetos destituídos em la sociedad actual. Testimonio mudo del des-existente. Publicado em pagina 12 26 de abril 2001. p. 31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.