Psicanálise e música

ouvindo o inconsciente – origens compartilhadas

Autores

  • Fredi Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.232

Resumo

Quando aqui estivemos para o primeiro destes encontros, durante os debates, foi mencionado que Freud, pai da Psicanálise, criou a hipótese de uma terra prometida interior, a existência de uma terra de asilo que cada um contém em si mesmo. Foi quando lembrei o quanto apreciara a leitura do livro Invented Worlds de Ellen Winner (1982). Nesse livro são abordadas questões pertinentes à psicologia das artes e do artista bem como a relação entre as doenças mentais e a arte. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fredi Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Doctor of Musical Arts pela University of Iowa, EUA. Professor Adjunto de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. Aspects of Schenkerian theory, Yale University Press, 1983.

CHERLIN, Michael. Hauptmann and Schenker: two adaptations of Hegelian dialectics. Theory and Practice, New York, v.13, p. 115–131, 1988.

GRUN, Bernard. The Timetables of History. New York: Simon & Schuster, 1982.

KORSYN, Kevin. Schenker and Kantian Epistemology. Theoria, Denton, v.3, p.44-50, 1988.

LACHMANN, Frank M. Words and Music. Progress in Self Psychology, San Vicente, LA, v.17, p.167-178, 2001.

SCHORSKE, Carl. E. Fin-de–siècle Viena: politics and culture. New York: Vintage Books, 1980.

WINNER, Ellen. Invented Worlds: the psychology of the arts. London: Harvard University Press, 1982.

Downloads

Publicado

03.11.2006

Como Citar

Gerling, F. (2006). Psicanálise e música: ouvindo o inconsciente – origens compartilhadas. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 8(2), 381–390. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.232