Psicanálise e música
ouvindo o inconsciente – origens compartilhadas
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.232Resumo
Quando aqui estivemos para o primeiro destes encontros, durante os debates, foi mencionado que Freud, pai da Psicanálise, criou a hipótese de uma terra prometida interior, a existência de uma terra de asilo que cada um contém em si mesmo. Foi quando lembrei o quanto apreciara a leitura do livro Invented Worlds de Ellen Winner (1982). Nesse livro são abordadas questões pertinentes à psicologia das artes e do artista bem como a relação entre as doenças mentais e a arte. [...]
Downloads
Referências
BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. Aspects of Schenkerian theory, Yale University Press, 1983.
CHERLIN, Michael. Hauptmann and Schenker: two adaptations of Hegelian dialectics. Theory and Practice, New York, v.13, p. 115–131, 1988.
GRUN, Bernard. The Timetables of History. New York: Simon & Schuster, 1982.
KORSYN, Kevin. Schenker and Kantian Epistemology. Theoria, Denton, v.3, p.44-50, 1988.
LACHMANN, Frank M. Words and Music. Progress in Self Psychology, San Vicente, LA, v.17, p.167-178, 2001.
SCHORSKE, Carl. E. Fin-de–siècle Viena: politics and culture. New York: Vintage Books, 1980.
WINNER, Ellen. Invented Worlds: the psychology of the arts. London: Harvard University Press, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.