Psicanálise e música
ouvindo o inconsciente – origens compartilhadas
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.232Abstract
Quando aqui estivemos para o primeiro destes encontros, durante os debates, foi mencionado que Freud, pai da Psicanálise, criou a hipótese de uma terra prometida interior, a existência de uma terra de asilo que cada um contém em si mesmo. Foi quando lembrei o quanto apreciara a leitura do livro Invented Worlds de Ellen Winner (1982). Nesse livro são abordadas questões pertinentes à psicologia das artes e do artista bem como a relação entre as doenças mentais e a arte. [...]
Downloads
References
BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. Aspects of Schenkerian theory, Yale University Press, 1983.
CHERLIN, Michael. Hauptmann and Schenker: two adaptations of Hegelian dialectics. Theory and Practice, New York, v.13, p. 115–131, 1988.
GRUN, Bernard. The Timetables of History. New York: Simon & Schuster, 1982.
KORSYN, Kevin. Schenker and Kantian Epistemology. Theoria, Denton, v.3, p.44-50, 1988.
LACHMANN, Frank M. Words and Music. Progress in Self Psychology, San Vicente, LA, v.17, p.167-178, 2001.
SCHORSKE, Carl. E. Fin-de–siècle Viena: politics and culture. New York: Vintage Books, 1980.
WINNER, Ellen. Invented Worlds: the psychology of the arts. London: Harvard University Press, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SBPdePA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.