Família, escola e sociedade

uma reflexão psicanalítica

Autores

  • Gley P. Costa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v9i1.249

Palavras-chave:

Família, Escola, Pós-modernidade, Homossexualidade, Adoção, Divórcio

Resumo

Neste artigo, o autor analisa as diferenças entre a família tradicional e a família contemporânea em suas relações com a escola e a sociedade. Chama a atenção para a inversão de valores observada nas relações entre pais e filhos como decorrência de um fenômeno típico da pós-modernidade chamado moda. Aborda a questão do corpo no mundo atual, destacando sua equiparação a um produto de consumo. Enfatiza a superficialidade das relações amorosas e a sua padronização nas diferentes idades como decorrência do fenômeno da globalização. Descreve as funções parentais e enfrenta o tema da adoção de crianças por casais homossexuais tecendo considerações sobre a homossexualidade na escola, envolvendo alunos e professores. Finalmente pondera que, apesar das mudanças, a família continua sendo fundamental para a estruturação psíquica do indivíduo, mas seus verdadeiros valores podem ser resgatados nas novas famílias criadas após uma separação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gley P. Costa, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Médico Psiquiatra e Psicanalista. Membro Titular em Função Didática da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Referências

BAUMAN, Z. Amor líquido: acerca de la fragilidad de los vínculos humanos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.

FREUD, S. (1935) Letter to an american mother. Int. J. Psychoanal, v.32, 1951.

PLATÃO (entre 387 e 361 AC). O Banquete. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

WALLERSTEIN, J. & KELLY, J.B. Sobrevivendo a separação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

03.06.2007

Como Citar

Costa, G. P. (2007). Família, escola e sociedade: uma reflexão psicanalítica. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 9(1), 155–173. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v9i1.249

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>