Inconsciente-recalcamento
uma concepção freudiana de espaço-tempo
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i1.277Palavras-chave:
Inconsciente, Recalcamento, RepresentaçãoResumo
O presente trabalho tem por meta repensar o recalcamento, nos seus três tempos, e sua inter-relação com o inconsciente e com os destinos pulsionais narcísicos. A partir dessas vicissitudes, teoriza sobre a fundação da psique, o não-recalcado e a estruturação do recalcado. O autor faz um percurso pelas idéias freudianas, que lhe permitem sustentar o paradigma do sujeito psíquico, constituindo-se na inter-relação do inconsciente recalcado e do inconsciente não-recalcado. Diante dessa assertiva, compreende, desde o vértice metapsicológico, que esses inconscientes são a topografia (espaço e tempo) que alberga o representável (sexual) e o irrepresentável (não-sexual). Portanto, ratificará que o recalcamento, na sua presença/ausência, será o elemento por excelência delineador do aparelho psíquico.
Downloads
Referências
ACCIOLY, A. et al. Complexo de Édipo uma Criação Freudiana: de enigma a esfinge. In: SIMPÓSIO DO CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE PORTO ALEGRE, 2008, Porto Alegre. Simpósio... Porto Alegre: CEP de PA, 2008.
FREUD, S. (1896). Carta 52. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. I.
______. (1900). A Interpretação dos Sonhos. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v.
______. (1908). Escritores Criativos e Devaneio. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. IX.
______.(1911). Notas Psicanalíticas Sobre um Relato Autobiográfico de um Caso de Paranóia. In: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. XII.
______. (1914a). À Guisa de Introdução ao Narcisismo. in: ______. Obras Psicológicas de Sigmund Freud: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro; Imago, 2004. v. I.
______. (1914b) A História do Movimento Psicanalítico. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de janeiro: Imago, 1969. v. XIV.
_______.(1915a). O Inconsciente. in: ______. Obras Psicológicas de Sigmund Freud: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro, 2006. v. II.
______. (1915b). O Recalque. in: ______. Obras Psicológicas de Sigmund Freud: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de janeiro: Imago, 2004. v. I.
______ (1915c). Pulsões e Destinos da Pulsão. In: ______. Obras Psicológicas de Sigmund Freud: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 2004. v. I.
______.(1918). História de uma Neurose Infantil. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. XVII.
______. (1923). O Eu e o Id. in: ______. Obras Psicológicas de Sigmund Freud: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro, 2007, v. III.
______.(1937). Análise Terminável e Interminável. in: ______. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. XXIII.
PAIM FILHO, I. A.; QUADROS, V. A Guerra e o Repúdio ao Feminino: Tróia com Paradigma. Porto Alegre: CEP de PA, 2004. Trabalho inédito apresentado durante a Reunião Cientifica do CEP de PA.
PAIM FILHO, I. A.; TERRA MACHADO, A. P. O Trauma Primordial na Dialética do Representável e do Irrepresentável. Revista Psicanálise: revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.