Projeto Ubuntu

Programa de Bolsas Formação Psicanalítica do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre para Profissionais Negros, Negras e Indígenas das Áreas de Psicologia e Medicina

Autores

  • Ane Marlise Port Rodrigues SBPdePA
  • Beatriz Saldini Behs SBPdePA
  • Caroline Milman SBPdePA
  • Eliane Grass Ferreira Nogueira SBPdePA
  • Ignácio Alves Paim Filho SBPdePA
  • Janine Maria de Oliveira Severo SBPdePA
  • Lisiane Milman Cervo SBPdePA
  • Rosa Santoro Squeff SBPdePA

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v25i1.846

Palavras-chave:

Formação Psicanalítica, IPA (Associação Internacional de Psicanálise), Projeto Ubuntu, Programa de Bolsas Formação Psicanalítica, Racismo Institucional

Resumo

Desde julho de 2020, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) vem se debruçando sobre a temática do racismo institucional resultante do racismo estrutural que permeia a estrutura social e econômica no Brasil e pergunta-se sobre seu papel nas condições de acesso ou exclusão de colegas negros, negras e indígenas para formação psicanalítica em seu Instituto de Psicanálise. Em abril de 2021, aprova-se, em assembleia geral, o Projeto Ubuntu — Programa de Bolsas Formação Psicanalítica do Instituto de Psicanálise da SBPdePA para Profissionais Negros, Negras e Indígenas das Áreas de Psicologia e Medicina. Esse Projeto foi desenvolvido por uma força-tarefa que passou a ser denominada de Comissão Ubuntu. Também foi aberta uma conta bancária específica para o Fundo Financeiro do Projeto Ubuntu, para os depósitos advindos de parte do lucro de atividades científicas e eventos da SBPdePA e de doações de pessoas físicas e jurídicas. Neste trabalho, descrevem-se as bases conceituais do Projeto Ubuntu e as razões de sua implementação. A partir de um trabalho conjunto da Diretoria da SBPdePA, do Instituto de Psicanálise e da Comissão Ubuntu, é lançado, em 10 de outubro de 2022, o primeiro edital público do Programa de Bolsas para a seleção de postulantes à formação psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Marlise Port Rodrigues, SBPdePA

Membro titular com função didática da SBPdePA.

Beatriz Saldini Behs, SBPdePA

Membro titular com função didática da SBPdePA.

Caroline Milman, SBPdePA

Membro associado da SBPdePA.

Eliane Grass Ferreira Nogueira, SBPdePA

Membro associado da SBPdePA.

Ignácio Alves Paim Filho, SBPdePA

Membro titular com função didática da SBPdePA.

Janine Maria de Oliveira Severo, SBPdePA

Membro associado da SBPdePA.

Lisiane Milman Cervo, SBPdePA

Membro titular com função didática da SBPdePA.

Rosa Santoro Squeff, SBPdePA

Membro titular da SBPdePA.

Referências

Almeida, S. L. (2019). Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Livros.

Bento, M. A. (2002). Branqueamento e branquitude no Brasil. In M. A. Bento, I. Carone (Orgs.), Psicologia social do racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil (2a ed.). São Paulo: Vozes.

Carneiro, C., Frausino, C. C. M., & Amendoeira, P. (2001). Analistas criam Grupos de Pesquisa em Psicanálise e Equidade Racial. Boletim Informativo da Sociedade de Psicanálise de Brasília, 24(1), 1-2.

Cor da pele é fator relevante sobre salário, diz IBGE. (2022, 12-13 de novembro). Zero Hora, p. 18.

Costa, J. (2022, 14 de novembro). Estudo aponta que pobreza é quase o dobro para negros. Levantamento sobre Desigualdade Racial no Rio Grande do Sul/PUCRS. Zero Hora, p. 20.

Fanon, F. (1952). Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (2021). Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, 15. Retirado de forumseguranca.org.br

Freud, S. (1969b). O ego e o id. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923)

Freud. S. (1969a). Além do princípio do prazer. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920)

Gomes, L. (2019). Escravidão. Rio de Janeiro: Globo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Retirado de https://www.ibge.gov.br

Kilomba, G. (2019). Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó. (Original publicado em 2008)

Marino, A. S., Coaracy Neto, A. R., & Andrade, E. (2022). Sobre o acesso à formação psicanalítica. Revista Brasileira de Psicanálise, 56(3), 115-128.

Mbembe, A. (2003). Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições.

Portal Geledés (2016, 13 de março). Ubuntu: a filosofia africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência. Retirado de https://www.geledes.org.br/ubuntu-filosofia-africana-conceito-de-humanidade-em-sua-essencia/

Reinholz, F. (2022, 13 de maio). Após 132 anos da abolição, o Brasil ainda não fez a devida reparação da escravidão. Brasil de Fato. Retirado de https://www.brasildefato.com.br/2020/05/13/apos-132-anos-da-abolicao-brasil-ainda-nao-fez-a-devida-reparacao-da-escravidao

Rodrigues, A. M. P. (2016). O quarto eixo: Uma expansão necessária? Psicanálise – Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 18(2), 43-51.

Rodrigues, A. M. P. (2021). Racismo e ruptura do silêncio institucional. Psicanálise – Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 23(1), 50-60.

Rodrigues, A. M. P., Klöchner, L. M. S., Puiatti, R. I., & Skowronsky, S. B. (2007). O candidato e a instituição psicanalítica: Um quarto eixo na formação analítica? Psicanálise – Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 9(1), 47-75.

Rodrigues, C. S., & Prado, M. A. M. (2010). Movimento de mulheres negras: Trajetória política, práticas mobilizatórias e articulações com o Estado brasileiro. Psicologia & Sociedade, 22(3), 445-456.

Schucman, L. V. (2012). Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana (Tese de doutorado). USP, São Paulo.

Trachtenberg, A. R. C. (2013, dezembro). A psicanálise na África do Sul. Jornal da Brasileira, 17(2), 7-8.

Downloads

Publicado

01.09.2023

Como Citar

Rodrigues, A. M. P., Behs, B. S., Milman, C., Nogueira, E. G. F., Paim Filho, I. A., Severo, J. M. de O., Cervo, L. M., & Squeff, R. S. (2023). Projeto Ubuntu: Programa de Bolsas Formação Psicanalítica do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre para Profissionais Negros, Negras e Indígenas das Áreas de Psicologia e Medicina. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 25(1), 34–52. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v25i1.846

Edição

Seção

Outras Contribuições

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>