A supervisão analítica e o quarteto de cordas
vértice estético-artístico
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i2.289Palavras-chave:
Formação psicanalítica, Supervisão, MúsicaResumo
O conjunto de músicos conhecido como Quarteto de Cordas apresenta certas peculiaridades dentro da música de câmera, tanto no que diz respeito às composições para esse tipo de formação instrumental quanto à sua própria execução. Algumas características do bom desempenho do quarteto são aqui apresentadas, tais como disciplina, precisão, determinação, aliadas à liberdade respeitosa que cada componente do grupo exige. Os autores desenvolvem uma analogia entre o Quarteto de Cordas e o que denominam “quarteto psicanalítico”, composto pelo supervisor, supervisionando, paciente e analista do supervisionando. A ênfase maior é colocada na questão da formação em psicanálise, na arte do ensino/aprendizagem que recai não sobre um ou outro elemento do quarteto, e sim sobre o conjunto, operando tal qual se trabalha quando se está lendo uma partitura. Propõem que o quarteto de cordas está para a música sinfônica, assim como o “quarteto psicanalítico” está para a formação do candidato e para o crescimento e desenvolvimento mental dos outros componentes. Destacam ainda a importância da figura do supervisor e sua relação com o supervisionando: fatores essenciais para a formação deste, ao lado de sua análise pessoal e formação teórica.
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Referências
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