A supervisão analítica e o quarteto de cordas

vértice estético-artístico

Autores

  • Carlos de Almeida Vieira Sociedade de Psicanálise de Brasília
  • André Luiz Vianna SPB

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i2.289

Palavras-chave:

Formação psicanalítica, Supervisão, Música

Resumo

O conjunto de músicos conhecido como Quarteto de Cordas apresenta certas peculiaridades dentro da música de câmera, tanto no que diz respeito às composições para esse tipo de formação instrumental quanto à sua própria execução. Algumas características do bom desempenho do quarteto são aqui apresentadas, tais como disciplina, precisão, determinação, aliadas à liberdade respeitosa que cada componente do grupo exige. Os autores desenvolvem uma analogia entre o Quarteto de Cordas e o que denominam “quarteto psicanalítico”, composto pelo supervisor, supervisionando, paciente e analista do supervisionando. A ênfase maior é colocada na questão da formação em psicanálise, na arte do ensino/aprendizagem que recai não sobre um ou outro elemento do quarteto, e sim sobre o conjunto, operando tal qual se trabalha quando se está lendo uma partitura. Propõem que o quarteto de cordas está para a música sinfônica, assim como o “quarteto psicanalítico” está para a formação do candidato e para o crescimento e desenvolvimento mental dos outros componentes. Destacam ainda a importância da figura do supervisor e sua relação com o supervisionando: fatores essenciais para a formação deste, ao lado de sua análise pessoal e formação teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos de Almeida Vieira, Sociedade de Psicanálise de Brasília

Membro titular e didata da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPB) e da Sociedade Psicanalítica do Recife – Núcleo Psicanalítico de Aracaju.

André Luiz Vianna, SPB

Analista em Formação da SPB.

Referências

BION, W. R. Experiências com Grupos. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

CANDÉ, R. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2, p. 315.

CAPER, R. Tendo Mente Própria. Rio de Janeiro: Imago, 2002. p. 189.

RAABEN, L. N. O Quarteto de Cordas: teoria e prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. p. 21.

Downloads

Publicado

12.12.2008

Como Citar

Vieira, C. de A., & Vianna, A. L. (2008). A supervisão analítica e o quarteto de cordas: vértice estético-artístico. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 10(2), 289–297. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i2.289

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões