Transferência e modelo estético

Autores

  • Virginia Ungar Associação Psicanalítica de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v2i1.34

Palavras-chave:

Transferência, Conflito estético, Modelo estético, Interpretação, Metacomunicação

Resumo

Cada modelo da mente se desprende de determinados elementos, que se conjugam de maneira constante e que estão relacionados à concepção da mente e à teoria do desenvolvimento emocional precoce de cada autor. Neste trabalho, seguimos a trajetória de Donald Meltzer, que percorre as idéias de S. Freud, M. Klein e W. Bion em termos de modelo. Trata-se de articular a concepção meltzeriana da transferência com o enfoque estético – que percorre toda a obra do autor –, para chegar a propor um possível modelo estético da mente. A partir da idéia de que toda teoria sempre cresce a partir dos obstáculos que encontra, são revisadas as possíveis dificuldades na operatória do modelo kleiniano-teológico, que possam ter se constituído em pontos de partida para o novo modelo proposto. Este modelo estético teria um conceito específico de verdade e, além disso, geraria conseqüências na forma de trabalhar na prática psicanalítica, tais como o estilo de interpretação, baseado fundamentalmente na possibilidade de observar e descrever, assim como também no conteúdo das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Ungar, Associação Psicanalítica de Buenos Aires

Membro Titular com Função Didática da APdeBA (Associação Psicanalítica de Buenos Aires).

Referências

BION, Wilfred R. (1970). Atención e Interpretación. Buenos Aires: Paidós, 1974.

BORGES, Jorge L. (1950). La muralla y los libros. In: Otras Inquisiones. Buenos Aires: Emecé, 1960.

FREUD, Sigmund (1895). Sobre la Psicoterapia de la Histeria. Buenos Aires:Amorrortu, 1980. v.2.

______. (1905). Fragmento de Análisis de un Caso de Histeria. Buenos Aires: Amorrortu, 1980.

______. (1914). Recordar, Repetir y Reelaborar. Buenos Aires: Amorrortu, 1980. v.12.

KANT, I. La Crítica del Juicio. Buenos Aires: Editorial Losada, 1961.

KLEIN, Melanie (1927). Symposium on Child Analysis. In: Love, Guilt and Reparation and Other Works. The Writings of Melanie Klein. Londres:Hogarth Press, 1981.

______. (1929). Personification in the Play of the Children. In: Love, Guilt and Reparation and Other Works. The Writings of Melanie Klein. Londres:Hogarth Press, 1981.

MELTZER, Donald (1967). The Psycho-Analytical Process. Pertshire: Clunie Press, 1979.

______. (1968). Studies in Extended Metapsychology. Pertshire: Clunie Press, 1986.

______. (1978). The Kleinian Development. Pertshire: Clunie Press, 1978.

______. (1988). The Aprehension of Beauty. Pertshire: Clunie Press, 1988.

______. (1990). Familia y Comunidad. Buenos Aires: Editorial Spatia, 1990.

______. (1992). The Claustrum. Pertshire: Clunie Press, 1992.

______. (1990). Conferencia. In: Psicoanálisis, Revista de la APDEBA, v.15, n.2, 1992.

MONEY-KYRLE, Roger (1977). On being a psychoanalist. In: The Collected Papers of Roger Money-Kyrle. Pertshire: Clunie Press, 1978.

PIRANDELLO, Luigi (1921). Seis personajes en busca de autor. Buenos Aires: Editorial Losada, 1997.

RILKE, Rainier Maria. Elegías de Duino. Buenos Aires: Torres Agüero, 1985.

Downloads

Publicado

22.08.2000

Como Citar

Ungar, V. (2000). Transferência e modelo estético. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 2(1), 157–177. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v2i1.34

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões