Psicanálise e transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v14i2.436Palavras-chave:
Ciência, Conhecimento, Interdisciplina, PsicanáliseResumo
Este artigo relembra o caminho trilhado pela psicanálise ao longo do tempo, para defender a ideia de que, desde seu início, utilizou-se de conhecimentos inter e transdisciplinares na arquitetura de sua teoria e de seu método terapêutico. Tal origem abre um caminho que deveria levar a psicanálise a estabelecer cada vez mais interações com as diversas disciplinas científicas e humanas, considerando a realidade organizada em diversos níveis. Essa “realidade ampliada” consiste na base da visão psicanalítica e transdisciplinar, pois o ser humano possui um funcionamento global, polidimensional, incluído de todas as suas circunstâncias. Aborda também a dificuldade percebida em alguns meios psicanalíticos de propiciar esses movimentos de abertura e integração a novos conhecimentos, o que contribui para a denominada “crise da psicanálise”. Exemplifica com questões como: na psicanálise, a abertura inter e transdisciplinar se assemelha ao que foi feito por Bowlby no desenvolvimento de sua teoria do apego.
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