A observação de bebês

tecendo vínculos pelo olhar, pela escuta e pela escritura

Autores

  • Carmem Lucia Costa Silva ITIPOA
  • Edila Pizzato Salvagni ITIPOA
  • Ivanosca Inês Martini ITIPOA
  • Mara Noemia Buchhorn Brum Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre
  • Renata Lisbôa Machado

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.489

Palavras-chave:

Escritura, Grupo, Método Bick, Observação de bebês, Vínculos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um caso de observação da relação mãe-bebê proposto pelo método Bick. Além disso, pretende pôr à vista a pertinência do relato escri-to em torno do que se passa e é vivido na experiência de observação como incremento paradar sentido ao que é pensado coletivamente. Com base no registro feito por uma observadora do grupo, posteriormente à discussão em supervisão, ficou evidente a costura de uma cons-trução que se alicerça a partir dos diferentes olhares de cada participante em direção ao queenvolve o não verbal e o pré-verbal. Coloca-se em relevo a importância do material comoescritura, como marca de expressão que remete ao poético e à sensibilidade. Por isso, cria-seum terceiro olhar, que vai ressignificando o olhar da supervisora e instaurando um terceirotempo, que demarca um espaço mais amplo para se receber o que é tecido, pensado, elabora-do e transmitido. Portanto, essa produção alarga as possibilidades de cada observadora de seapropriar do que é experienciado, ao viver a observação de uma dupla mãe-bebê no seio desua família. Assim, desfrutando da vivência compartilhada das observações, as observadorasse sentem acompanhadas pelo olhar sustentador da supervisora, que favorece o enriqueci-mento da trajetória singular de cada uma e do grupo.

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Biografia do Autor

Carmem Lucia Costa Silva, ITIPOA

Psicóloga. Psicoterapeuta com Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo ITIPOA. Psicóloga da Secretaria de Saúde de Cachoeirinha. Especializanda do Curso de Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção da Relação Pais-bebê – ITIPOA. Observadora do grupo.

Edila Pizzato Salvagni, ITIPOA

Médica Pediatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especializanda do Curso de Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção da Relação Pais-bebê – ITIPOA. Observadora do grupo.

Ivanosca Inês Martini, ITIPOA

Médica Psiquiatra. Psicanalista pela SPPA. Coordenadora do Curso de Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção da Relação Pais-bebê – ITIPOA. Coordenadora do grupo de observação da relação mãe-bebê. Coordenadora de Seminários do ITIPOA. Presidente do ITIPOA na gestão 2006-2012.

Mara Noemia Buchhorn Brum, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Psicóloga. Psicoterapeuta com Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo ITIPOA. Especializanda do Curso de Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção da Relação Pais-bebê – ITIPOA. Especialista em Psicologia da Saúde – ULBRA. Mestranda em Patologías del desvalimiento – UCES – FUMM. Membro do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Observadora do grupo.

Renata Lisbôa Machado

Psicóloga. Especialista em Cardiologia pelo Programa de Residência Integrada em Saúde: Psicologia em Cardiologia –ICFUC/RS. Mestre em Psicologia Social e Institucional – UFRGS. Psicoterapeuta com Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica – ITIPOA. Doutoranda em Teoria da Literatura – PUCRS. Observadora do grupo.

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Publicado

26.06.2013

Como Citar

Silva, C. L. C., Salvagni, E. P., Martini, I. I., Brum, M. N. B., & Machado, R. L. (2013). A observação de bebês: tecendo vínculos pelo olhar, pela escuta e pela escritura. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 15(1), 95–109. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.489

Edição

Seção

Artigos Temáticos: do Bebê ao Adolescente