Contribuições teórico-técnicas da psicanálise vincular na avaliação de crianças e adolescentes

Autores

  • Ângela Beatriz Piva Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade
  • Daniela Bergesch D’Incao
  • Karina Recktenvald
  • Maria da Graça Borges Fortes
  • Rafael Reis

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.492

Palavras-chave:

Avaliação de crianças e adolescentes, Dinâmica familiar, Dispositivo vincular

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre as vantagens e as dificuldades de propor entrevistas vinculares, durante o processo de avaliação de crianças e adolescentes. Para tanto, apresentam-se postulados da teoria psicanalítica vincular e conclui-se que, apesar das adversidades enfrentadas, as entrevistas vinculares constituem-se em uma ferramenta rica, pois ampliam a compreensão psicodinâmica do terapeuta e agregam importantes ganhos terapêuticos ao paciente e ao meio familiar no qual está inserido.

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Biografia do Autor

Ângela Beatriz Piva, Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade

Psicóloga, Psicanalista, Professora do Curso de Psicanálise das Configurações Vinculares do Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade.

Daniela Bergesch D’Incao

Psicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias da Infância, Adolescência e Idade Adulta, bem como em Psicanálise das Configurações Vinculares pelo Contemporâneo.

Karina Recktenvald

Psicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias da Infância, Adolescência e Idade Adulta, bem como em Psicanálise das Configurações Vinculares pelo Contemporâneo.

Maria da Graça Borges Fortes

Psicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias da Infância, Adolescência e Idade Adulta, bem como em Psicanálise das Configurações Vinculares pelo Contemporâneo.

Rafael Reis

Psicólogo, Especialista em Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias da Infância, Adolescência e Idade Adulta e aluno do curso de Psicanálise das Configurações Vinculares do Contemporâneo.

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Publicado

26.06.2013

Como Citar

Piva, Ângela B., D’Incao, D. B., Recktenvald, K., Fortes, M. da G. B., & Reis, R. (2013). Contribuições teórico-técnicas da psicanálise vincular na avaliação de crianças e adolescentes. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 15(1), 161–170. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v15i1.492

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