Comentário sobre a conferência “O nascimento do Eu desempoderado”, de Marion Minerbo
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i1.813Palavras-chave:
PsicanáliseResumo
Quero agradecer o convite da nossa competente Comissão Organizadora da Jornada, especialmente a Cristiane Paixão, pelo enorme prazer em participar da interlocução aqui contigo, Marion, nessa excelente Conferência! Conseguiste transmitir de forma acessível teu pensamento clínico criativo e embasado em consistente alicerce metapsicológico, o que vem sendo a marca autoral das tuas produções!
Nessa Conferência sobre o Nascimento do Eu desempoderado, desde o título nos vemos convidados a ingressar contigo numa brincadeira, em que, de largada, a proposta é evocar uma expressão que está muito em voga na atualidade – o Empoderamento –, para imaginar o que poderia ter acontecido na matriz constitutiva de um Eu Desempoderado, um Eu que não chega a ter domínio sobre a própria vida. [...]
Downloads
Referências
Bollas, C. (1992). Introjeção extrativa. In A sombra do objeto: Psicanálise do conhecido não pensado. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1987)
Freud, S. (1980a). Luto e melancolia. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917)
Freud, S. (1980b). Construções em análise. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 23). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1937)
McEwan, I. (2016). Enclausurado. São Paulo: Companhia das Letras.
Roussillon, R. (2015). La dialéctica presencia-ausencia: para una metapsicología de la presencia. Revista de la Sociedad Argentina de Psicoanálisis, 19, 93-115. (Trabalho original publicado em 2010)
Zak Goldstein, R. (1994). El niño como objeto transicional de la madre: Demanda de dependencia revertida. Anais do III Encontro Latino-Americano sobre o pensamento de Winnicott.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.