Aprendizagem, literatura, psicoterapia

a trinca de ouro

Authors

  • Celso Gutfreind Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i1.515

Abstract

Ensaio escrito a partir de palestras realizadas no I Congresso de Escrita e Psicanálise, promovido pelaFepal e Sociedade Brasileira de Psicanálise, Porto Alegre, outubro de 2013, e no I Encontro dePsicopedagogia de Pernambuco, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, Recife,novembro de 2013.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Celso Gutfreind, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Psicanalista, escritor e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

References

ABRAHAM, N.; TOROK, M. A Casca e o Núcleo. São Paulo: Escuta, 1995. Original publicado em 1987.

ANDRADE, C.D. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

BANDEIRA, M. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983.

BION, W. R. Aux sources de l’expérience. Paris: PUF, 1979a. Original publicado em 1962.

BION, W. R. Eléments de la psychanalyse. Paris: PUF, 1979b. Original publicado em 1963.

BRODACZ, F. Da guerra ao porto alegre – memórias de Simcha Brodacz, Porto Alegre: Luminara Casa Editorial, 2013.

CAVALCANTI, G. H. A herança de Apolo – Poesia Poeta Poema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

CICCONE, A. Naissance à lapensée et partage d’affects. Apresentado no Colóquio Vinculostempranos, Clinica y Desarrollo Infantil , Montevidéu, agosto de 2007.

COUTO, M. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DIATKINE, R. L’enfant dans l’adulte ou l’éternelle capacité de rêverie. Lausanne: Delachaux ET Niestlé, 1994.

FERENCZI, S. La psychologie du conte. In: FERENCZI, S.Oeuvres Complètes. Paris: Payot,1970. Original publicado em 1918.

FREUD, S. (1910). Leonardo da Vinci e uma Lembrança da sua Infância. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GUTFREIND, C. O Terapeuta e o Lobo – a utilização do conto na psicoterapia da criança. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2008.

HONIGSZTEJN, H. A Psicologia da Criação. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

KLEIN, M. L’importance de la formation du symbole dans le développement du moi. In: ______. Essais de psychanalyse (1921-1945). Paris: Payot, 1967. 1930

PAVLOVSKY, E. Espacios y creatividad. Buenos Aires: Ediciones Busqueda de AYLLY S.R.L, 1990. Original publicado em 1980.

SALINGER, J.D. O Apanhador no Campo de Centeio. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1945.

STERN, D. L’enveloppe prénarrative. Journal de la Psychanalyse de L’enfant, v. 14, p. 13-65, 1993.

WINNICOTT, D. W. De la pédiatrie à la psychanalyse. Paris: Payot, 1969.

WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité – L’espace potential. Paris: Gallimard, 1975. Original publicado em 1971.

Published

2014-01-15

How to Cite

Gutfreind, C. (2014). Aprendizagem, literatura, psicoterapia: a trinca de ouro. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 16(1), 45–55. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i1.515

Issue

Section

Thematic Works – 1st Latin American Meeting on Psychoanalysis Writing

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>