Os estudiosos do inconsciente

sobre o escritor e o psicanalista

Autores/as

  • Ana Rosa Gonçalves de Paula Guimarães
  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i1.625

Palabras clave:

Linguagem, Literatura, Narração, Psicanálise, Subjetividade

Resumen

Por meio de revisão bibliográfica, utilizando o método comparativo dedutivo, este trabalho objetiva propor uma leitura sobre a linguagem, enquanto possível ao campo da criação, inventividade, produtora de efeitos e transformadora. Para tanto, caberá o diálogo entre a psicanálise e a literatura a fim de investigar as relações possíveis entre o escritor e o psicanalista, como estudiosos do inconsciente; entre o eu e as suas relações com o texto e com os conteúdos psíquicos recriados, tanto na narração literária como na psicanalítica. Serão percorridas as diferentes formas de criação de sentidos, impulso criativo e de expressão subjetiva da psicanálise e da literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Rosa Gonçalves de Paula Guimarães

Graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009). Licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário de Franca (2011). Especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Bacharelado em Teologia, em andamento pela Faculdade Teológica Nacional e mestrado em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, em andamento, pela Universidade Federal de Uberlândia.

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Titular pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia ao nível de Graduação e Pós-Graduação. Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Pós-Doutorados na Universidade de Leipzig (Alemanha) e na Universidade de Greifswald (Alemanha).

Citas

Ferro, A. (2000). A psicanálise como literatura e terapia. Rio de Janeiro: Imago Ed.

Freud, S. (1893). Sobre os mecanismos psíquicos dos fenômenos histéricos: uma conferência. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 3). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. (1897). Rascunho N. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 1). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. (1900). A interpretação dos sonhos. In: Edição standard das obras psico-lógicas completas de Sigmund Freud (Vol. 4). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. (1907[1906]). Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen. In: Edição stan-dard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 9). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. (1908[1907]). Escritores criativos e devaneio. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 9). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Leader, D. (2010). Pé de página para Freud. Rio de Janeiro: Best Seller.

Klein, M. (1996). Amor, culpa, reparação e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago Ed.

Kon, N. K. (2011). Psicanálise e literatura: ambiguidades e confluências. In: Passos, C. R. P., & Rosenbaum, Y. (Org.). Escritas do desejo: crítica literária e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

Leite, D. M. (1987). Psicologia e literatura. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP.

Mezan, R. (2002). Interfaces da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras.

Nazar, T. P. (2009). O sujeito e seu texto: psicanálise, arte, filosofia. Rio de Janeiro: Cia de Freud.

Passos, C. R. P. (2011). O desejo e a criação literária. In: Passos, C. R. P., & Rosenbaum, Y. (Org.). Escritas do desejo: crítica literária e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

Proust, M. (2003). Sobre a leitura. Campinas, SP: Pontes.

Rivera, T. (2005). Guimarães Rosa e a psicanálise: ensaio sobre a imagem e a escrita. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Willemart, P. (2000). Proust, poeta e psicanalista. São Paulo: Ateliê Editorial.

Woolf, V. (2003). Cartas a jovens poetas. Lisboa: Relógio D´Água Editores.

Publicado

2017-01-03

Cómo citar

Guimarães, A. R. G. de P., & Próchno, C. C. S. C. (2017). Os estudiosos do inconsciente: sobre o escritor e o psicanalista. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 19(1), 139–153. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i1.625

Número

Sección

Outras Contribuições