Comentário sobre a conferência “O nascimento do Eu desempoderado”, de Marion Minerbo
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i1.813Palabras clave:
PsicanáliseResumen
Quero agradecer o convite da nossa competente Comissão Organizadora da Jornada, especialmente a Cristiane Paixão, pelo enorme prazer em participar da interlocução aqui contigo, Marion, nessa excelente Conferência! Conseguiste transmitir de forma acessível teu pensamento clínico criativo e embasado em consistente alicerce metapsicológico, o que vem sendo a marca autoral das tuas produções!
Nessa Conferência sobre o Nascimento do Eu desempoderado, desde o título nos vemos convidados a ingressar contigo numa brincadeira, em que, de largada, a proposta é evocar uma expressão que está muito em voga na atualidade – o Empoderamento –, para imaginar o que poderia ter acontecido na matriz constitutiva de um Eu Desempoderado, um Eu que não chega a ter domínio sobre a própria vida. [...]
Descargas
Citas
Bollas, C. (1992). Introjeção extrativa. In A sombra do objeto: Psicanálise do conhecido não pensado. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1987)
Freud, S. (1980a). Luto e melancolia. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917)
Freud, S. (1980b). Construções em análise. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 23). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1937)
McEwan, I. (2016). Enclausurado. São Paulo: Companhia das Letras.
Roussillon, R. (2015). La dialéctica presencia-ausencia: para una metapsicología de la presencia. Revista de la Sociedad Argentina de Psicoanálisis, 19, 93-115. (Trabalho original publicado em 2010)
Zak Goldstein, R. (1994). El niño como objeto transicional de la madre: Demanda de dependencia revertida. Anais do III Encontro Latino-Americano sobre o pensamento de Winnicott.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.