Roda de Conversa — Uma expedição ao polo com roupas de verão: a psicanálise frente às dissidências sexuais
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v27i1.908Palabras clave:
Dissidências sexuais, PsicanáliseResumen
Esta fala consiste numa explanação espontânea da autora, numa Roda de Conversa na SBPdePA, cujo objetivo era ser um disparador do debate acerca da psicanálise frente às sexualidades dissidentes. O evento teve como título “Uma expedição ao polo com roupas de verão: a psicanálise frente às dissidências sexuais”, homônimo ao texto de Facundo Blestcher que problematiza as abordagens e as teorias psicanalíticas sobre essa temática. A autora expõe seus posicionamentos sobre a importância de psicanalistas revisarem e atualizarem suas teorias metapsicológicas e clínicas, a fim de não promoverem escutas violentas e dessubjetivantes que, ao invés de mitigar o sofrimento dessas pessoas, terminam repetindo ataques preconceituosos e mortíferos. Em consonância com o texto de Blestcher, a autora enfatiza o valor da psicanálise ao escutar o que as diversidades sexuadas têm a dizer e não o contrário. Conclui sua participação exibindo um clipe com depoimentos de artistas com percursos sexuais e de gêneros diversos.
Descargas
Citas
Blestcher, F. (2018). Uma expedição ao polo com roupas de verão: A psicanálise frente às dissidências sexuais. Constructo Revista de Psicanálise, 3, 119-135.
Criolo (2019, 14 de fevereiro). Etérea (doc) [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=77u1lCDshzE
Freud, S (1969). O mal-estar na civilização. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (pp. 81-171). Imago. (Trabalho original publicado em 1930)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.