A adolescência, entre o pesadelo e o sonho
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v10i1.275Palavras-chave:
Repetição, Transferência, Eros, Tânatos, AdolescenteResumo
Neste trabalho, o autor se ocupa de um texto de Frank Wedekind. Trata-se de uma obra de teatro que inclui, em uma singular tragédia, três personagens adolescentes. Dos três, apenas um evita a morte. Há um quarto personagem que regula e freia o gozo mortífero – um mascarado, que prescinde da necessidade de fazer-se reconhecer, o que lhe confere maior autonomia. Sua presença, vinculada à ausência de um nome próprio, denota a instauração de um discurso mascarado, enlaçado ao pai. A puberdade implica um segundo despertar, que não é somente da pulsão ou do desejo sexual, mas também da pulsão mais pulsionante de todas, a de morte. Ambos despertares, o de Eros e o de Tânatos, no entender do autor, podem realizar-se de diversas formas, principalmente de duas: no estilo do sobressaltado despertar do pesadelo angustioso, de um pesadelo em vigília, como acontece com Maurício e Wendla, nos quais cobra um morrer à maneira alheia, sem dilações. E, à maneira de um sonho, de um sonho diurno, ao estilo de Melchor, no qual se desprega um morrer à maneira própria, mediante rodeios.
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