Movimento psicanalítico, poder e verdade
um estudo sobre o vértice da “Coluna 2” da “Grade”, de W. R. Bion
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v11i1.309Palavras-chave:
Dor psíquica, Édipo, Poder, VerdadeResumo
Neste trabalho se estudam as relações entre Psicanálise e Poder, de forma a demonstrar que, de acordo com a participação de Verdade, vinculada a uma ou ao outro, tais relações terão conseqüências diversas para o assim chamado “movimento psicanalítico”, para a formação de psicanalistas e para a própria clínica psicanalítica. O pensamento do autor, ao considerar o elemento “Verdade”, embasa-se nos desenvolvimentos propostos por Wilfred Bion com o uso da “coluna 2” da “Grade”.
Downloads
Referências
BION, W. R. Atenção e Interpretação. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
BION, W. R. The Grid. In: BION, W. R. The Grid and Caesura. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, 1997.
FREUD, S. (1914). On the History of the Psycho-Analytic Movement. In: Complete Psychological Works of Sigmund Freud. S.E. Londres: Hogarth Press, 1975. v. XIV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.