A criança de escolaridade inicial

contribuições da psicanálise

Autores

  • Noeli Reck Maggi Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.226

Palavras-chave:

Latência, Sublimação, Espaço potencial, Criatividade

Resumo

Neste trabalho são apresentadas idéias, fundamentadas nas teorias de Freud e de Winnicott, sobre o desenvolvimento da criança, sobre a influência dos primeiros vínculos, sobre a sexualidade e o uso do brinquedo, e sobre as atividades sublimatórias traduzidas na pulsão de saber. A saída de casa e a entrada na escola representam para a criança uma passagem e também uma primeira ruptura da família, para ingressar em um grupo mais amplo de pessoas com as quais poderá interagir e ampliar os vínculos de identificação. Neste estudo, são revisados os elementos teóricos que explicam as aquisições iniciais da criança, permitindo-lhe o ingresso nas regras e nos modos de relação próprios da cultura escolar, e estabelece-se um confronto com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade de Porto Alegre.

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Biografia do Autor

Noeli Reck Maggi, Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da PUCRS e UNIRITTER. Membro do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul.

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Publicado

03.11.2006

Como Citar

Maggi, N. R. (2006). A criança de escolaridade inicial: contribuições da psicanálise. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 8(2), 313–330. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.226