A criança de escolaridade inicial
contribuições da psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v8i2.226Palavras-chave:
Latência, Sublimação, Espaço potencial, CriatividadeResumo
Neste trabalho são apresentadas idéias, fundamentadas nas teorias de Freud e de Winnicott, sobre o desenvolvimento da criança, sobre a influência dos primeiros vínculos, sobre a sexualidade e o uso do brinquedo, e sobre as atividades sublimatórias traduzidas na pulsão de saber. A saída de casa e a entrada na escola representam para a criança uma passagem e também uma primeira ruptura da família, para ingressar em um grupo mais amplo de pessoas com as quais poderá interagir e ampliar os vínculos de identificação. Neste estudo, são revisados os elementos teóricos que explicam as aquisições iniciais da criança, permitindo-lhe o ingresso nas regras e nos modos de relação próprios da cultura escolar, e estabelece-se um confronto com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade de Porto Alegre.
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