O futuro da psicanálise de crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v14i1.407Palavras-chave:
Adolescência, Infância, PsicanáliseResumo
Este trabalho propõe algumas reflexões sobre a Psicanálise de Crianças e Adolescentes. Para tanto, a autora inicia com um breve recorrido pela bibliografia fundamental sobre o tema, bem como recorre à sua prática clínica, buscando marcar aspectos que considera singulares no tratamento psicanalítico de crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
BERENSTEIN, I. Devenir otro con otros(s): ajenidad, presencia, interferencia. Buenos Aires: Paidós, 2009.
BION, W. Aprendiendo de la Experiencia. Buenos Aires: Paidós,1966.
______. Uma teoria sobre o processo de pensar. In: BION, W. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1998
CAHN, R. O adolescente na Psicanálise - a aventura da subjetivação. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999.
FERRO, A. A técnica da psicanálise infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1995. ; FRANÇA, M. O. A. F. (org.); PETRICCIANI, M. (org.). O pensamento clínico de Antonino Ferro: Conferências e Seminários. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
GREEN, A. Ideas directrices para un psicoanalisis contemporaneo. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
KAËS, R. Introdução: o sujeito da herança. In: KAËS, R. et al. Transmissão da vida psíquica entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
MELTZER, D. Adolescentes. Buenos Aires: Spatia,1998.
TRACHTENBERG, A.; KOPITTKE, C.; PEREIRA, D.; CHEM, V.; MELLO, V. M. H. P. Transgeracionalidade - de escravo a herdeiro: um destino entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.