As diversas faces do desejo nos tratamentos de reprodução assistida
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v17i1.554Palavras-chave:
Conservação da espécie, Desejo, Pulsão de autoconservação, Reprodução assistidaResumo
Ao longo da obra freudiana, o conceito de desejo vai sendo delimitado e assumindo diferentes coloridos, principalmente quando falamos do desejo de filho na mulher, desejo este que pode ser de predomínio narcísico ou de predomínio edípico. Estes predomínios podem mostrar-se mais evidentes quando estamos diante de mulheres que buscam os tratamentos de reprodução assistida, criando diferentes formas de vínculos. Também observamos, em algumas mulheres, uma outra forma de tentar engravidar que parece mais ligada a um acúmulo de excitação e de investimento, em que os órgãos corporais são fonte e objeto da pulsão, o que nos remete à ideia de libido intrassomática. Este trabalho tem como objetivo apresentar as diferentes faces do desejo e levantar questões sobre uma outra forma de expressão que estaria ligada à gravidez quase como uma mera descarga corporal, ligada à libido intrassomática, usando, para tanto, ilustrações clínicas.
Downloads
Referências
FREUD, S. (1894). As neuropsicoses de defesa. In: _____. Obras psicológicas de Sigmund Freud. v. 1. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
______. (1895). Projeto para uma psicologia cientÃfica. In: ______. Obras psicológicas de Sigmund Freud. v. 1. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
______. (1900). Interpretação dos sonhos. In: ______. Obras psicológicas de Sigmund Freud. v. 4. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: ______. Obras psicológicas de Sigmund Freud. v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
HANNS, Luiz Alberto. Dicionário comentado do alemão de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
MALDAVSKY, D. Pesadillas em vigÃlia. Buenos Aires: Amorrortu, 1994.
______. Lenguaje, pulsiones, defesas. Buenos Aires: Nueva Vision, 2000.
SCHERER, C. et al. Des-afetos: pensando as patologias do desvalimento. Psicanálise: Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2013.
VALLS, Jose Luis. Diccionario freudiano. Madrid: Julian Yebenes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.