Qual o lugar da psicanálise no filicídio em ato?

Autores

  • Adriana Ampezzan SBPdePA
  • Eluza Nardino Enck SBPdePA
  • Kellen Gurgel Anchieta SBPdePA
  • Marlise Sandler Albuquerque SBPdePA

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v20i2.668

Palavras-chave:

Caso Bernardo, Filicídio em ato, Proteção à criança e adolescente

Resumo

Este trabalho surgiu no ano de 2014, motivado por uma inquietação despertada no grupo de colegas que compunham o NIA da SBPdePA naquele momento, com relação ao monstruoso caso, que surgiu na mídia, do assassinato do menino Bernardo, de 11 anos, ocorrido na cidade de Três Passos, Rio Grande do Sul, Brasil. Tamanha agressão a uma criança, as circunstâncias envolvendo sua trágica morte, o descaso aos pedidos de ajuda, os maus-tratos, os desvendamentos que começavam a se explicitar, qualquer que fosse o prisma que tentássemos olhar, deixava-nos perplexas. Resolvemos, então, escrever sobre o que estava ocorrendo, um pouco para dar vazão ao montante de angústia que uma situação de violência assim desperta, mas também porque escrevendo podíamos não compactuar com o descaso e buscar um meio de fazer pensar e promover ações. Ações transformadoras e efetivas, no que diz respeito à falta de cuidado a crianças e adolescentes, às falhas nas rede de proteção, buscando a direção da prevenção de situações futuras com vítimas de uma morte anunciada, como no caso do menino Bernardo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ampezzan, SBPdePA

Membro do Instituto da SBPdePA.

Eluza Nardino Enck, SBPdePA

Membro da SBPdePA.

Kellen Gurgel Anchieta, SBPdePA

Membro do Instituto da SBPdePA.

Marlise Sandler Albuquerque, SBPdePA

Membro da SBPdePA.

Referências

Associação Argentina para a Prevenção do Mau-trato Infanto-Juvenil (2005). Infancia maltratada: Las marcas de la verguenza. Retirado de http://www.asapmi.org.ar/publicaciones/articulos/articulo.asp?id=46

Dametto, C. (2013). Considerações sobre o narcisismo. Rio de Janeiro: KBR Editora Digital Ltda.

Freud, S. (1980). Totem e tabu. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 13). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1912)

Freud, S. (1996a). Sobre o narcisismo: Uma introdução. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914)

Freud, S. (1996b). Suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917)

Leclaire, S. (1977). Mata-se uma criança: Um ensaio sobre narcisismo primário e a pulsão de morte. Rio de Janeiro: Zahar.

Raskovsky, A. (1974). O filicídio. Rio de Janeiro: Artenova.

Rosenfeld, H. (1989). Uma abordagem clínica à teoria psicanalítica da pulsão de vida e morte: Uma investigação dos aspectos agressivos do narcisismo. In E. M. R. Barros, Melanie Klein: Evoluções. São Paulo: Escuta. (Trabalho original publicado em 1971)

Downloads

Publicado

05.07.2018

Como Citar

Ampezzan, A., Enck, E. N., Anchieta, K. G., & Albuquerque, M. S. (2018). Qual o lugar da psicanálise no filicídio em ato?. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 20(2), 19–29. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v20i2.668

Edição

Seção

Artigos Temáticos - Pulsão da Morte

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)