Das muitas faces da psicanálise
um olhar sobre as populações mais vulneráveis
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v25i2.863Palavras-chave:
Acolhimento/Vínculo, Atendimento solidário, Escuta psicanalítica, Psicanálise e vulnerabilidade social, TransformaçãoResumo
Este trabalho se propõe a apresentar o relato de um projeto realizado pela SBPdePA em parceria com a Fundação Tênis, destinado a oferecer escuta e acolhimento a pais/responsáveis de 2.700 crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, assistidos por aquela Fundação. Com o projeto em prática, torna-se evidente a grande amplitude de possibilidades que a psicanálise e suas ferramentas nos oferecem, bem como as diferentes demandas e realidades. Vemos muito desamparo psíquico, familiar e social. A maioria das mães são mulheres sobreviventes de traumas, cuidadoras de seus pequenos (filhos), de seus grandes (pais), com muitas sobreposições dessa enorme e complexa função que é CUIDAR. O espaço de escuta psicanalítica que estamos oferecendo é inédito em suas vidas, modificando uma espécie de ordem vigente na maior parte de suas histórias. A dinâmica familiar é olhada, pensada e refletida, apontando para novos caminhos, com maior confiança e esperança.
Downloads
Referências
Correa, O. B. R. (2001). Introdução. In O. B. R. Correa (Org.), Os avatares da transmissão psíquica geracional (pp. 5-8). São Paulo: Escuta.
Ferenczi, S. (2011). Obras completas: Psicanálise. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes.
Puget, J. (2001). Disso não se fala... transmissão e memória. In O. B. R. Correa (Org.), Os avatares da transmissão psíquica geracional (pp. 73-87). São Paulo: Escuta.
Winnicott, D. W. (2005). Fatores de integração e desintegração na vida familiar. In A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1957)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.