O didata como analista
o campo transferencial nas análises de formação
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v5i2.124Palavras-chave:
Contratransferência, Campo transferencial, Formação analítica, InstituiçãoResumo
A autora tece considerações a respeito da complexidade do campo transferencial que se instala nas análises de formação, desde a escolha do analista até o término da análise e seus resíduos. Reconhece a influência intrusiva da instituição na dupla analista-analisando. Indica que, nesses casos, o analista tem que estar muito atento à sua contratransferência no momento de interpretar. Sugere que os analistas se interroguem a respeito do seu desejo de requerer a função didática, para que não sejam influenciados por razões espúrias.
Downloads
Referências
BARANGER, W.; BARANGER, M. (1961). La situación analítica como campo dinámico. Rev. Urug. Psicoanal., v. 4, n. 1, p. 3-54, 1961/62.
______. (1982). Processo e não processo no trabalho analítico. Rev. FEPAL, p. 114-131, 2002
BARANGER, W.; BARANGER, M.; MOM, J. (1978). Psicopatología del proceso didáctico. Rev. Psicoanal., v. 35, n. 1, p. 181-190, 1978.
BEÀ, E.T. (1989). Hacia un analisis didactico “suficientemente bueno”. Libro Anual de Psicoanálisis, 1992.
BERNARDI, R.; NIETO, M. (1989). What makes the training analysis “good enough”? Int. Rev. Psycho-anal., v. 19, p. 137, 1992.
EIZIRIK, C. (1996). A contratransferência do analista didata e seus destinos: alguns aspectos após o término da análise. Monografia FEPAL. Monterrey, 1996.
FREUD, S. (1912). Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. In:______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago, 1976. v. 12 , p. 147.
______. (1937). Análise terminável e interminável. In:______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago, 1976. v. 23, p. 239.
GRINBERG, L. (1957). Perturbaciónes em la interpretación por la contraidentificación projetiva. Rev. Psicoanal., v. 14, n. 1/2, p. 23-30, 1957.
JIMÉNEZ, J.P. (2002). Una fenomenología psicoanalítica de la perversión. SPB, 2002. Monografia.
LIMENTANI, A. (1992). What makes training analysis good enough? Int. Rev. Psycho-anal., v. 19, p. 133, 1992.
MEYER, L. (2001). Análise subalterna. IPA, Nice, 2001. Monografia.
RACKER, H. (1958). Estudos sobre técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1982.
REMUS ARAICO, J. (1987). La escisión en el campo de la transferenciacontratransferencia en el análisis didáctico. Rev. Psicoanal., v. 49, n. 2, p. 373-386, 1996.
VIÑAR, M. (1996). Transferencia y contratransferencia en el análisis de formación. FEPAL, Monterrey, 1996. Monografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.