A grade edípica

anotações teórico-clínicas sobre configurações edípicas à luz de princípios ético-estéticos de observação

Autores

  • Arnaldo Chuster Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v4i1.74

Palavras-chave:

Intuição analítica, A Grade Edípica, Princípio ético-estético, Mito de Édipo, Função psicanalítica da personalidade

Resumo

O autor toma como ponto de partida a sistematização de uma Rede Edipiana, sugerida por Bion em Learning from Experience (1962) e tenta mostrar a importância, para o analista, de obter um diálogo incessante – mencionado em Cogitations (1992) – com o mito do Édipo, pondo no papel suas associações em relação a ele, de preferência fazendo anotações relativas aos pacientes. O procedimento, sendo muito flexível, pode ser utilizado para outros mitos, os quais podem ser comparados. O autor aponta as vantagens de tal diálogo interior, porque através do estímulo e da utilização da imaginação, ele promove a intuição analítica, desenvolvendo, conseqüentemente, a linguagem analítica, e estendendo os fatos selecionados obtidos pela função analítica da personalidade. O autor dá exemplos dessas associações livres ligadas aos elementos do mito do Édipo, estimuladas por seguir o eixo horizontal dessa rede limitada, ao invés de utilizar as estruturas usuais da inspiração psiquiátrica, e fornece alguns fragmentos da sua experiência clínica, sem a necessidade de identificar os pacientes. A partir do vértice das idéias de Bion, esse caminho estabelece a diferença, porque pode apenas ser utilizado pelo analista que utiliza o inconsciente para interpretar o estado da mente consciente, e não o contrário. Ao mesmo tempo, o autor sugere que o analista que utiliza tal método necessita sustentar suas interpretações em princípios éticos-estéticos de observação. O autor busca um esclarecimento do que significam estes princípios, descrevendo-os a partir de sua origem na ciência, e mencionando que, na psicanálise, seu uso transcorre após a percepção do inconsciente. A questão central envolvida nessas formulações foi fornecida por Freud, quando trabalhou com uma base científica de observação. Ele definiu em Two Principles of Mental Functioning, que a arte é capaz de reconciliar os dois princípios.

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Biografia do Autor

Arnaldo Chuster, Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro

APERJ – Membro da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro (nova sociedade provisória filiada ao COUNCIL da IPA)

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Publicado

15.07.2002

Como Citar

Chuster, A. (2002). A grade edípica: anotações teórico-clínicas sobre configurações edípicas à luz de princípios ético-estéticos de observação. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 4(1), 37–65. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v4i1.74

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões